PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Máscaras/projeto, igrejas evangélicas, óleo que sobra, academias ao ar livre, Santa Flora…

Vereadores vetaram projeto de Valdir Oliveira que visava distribuição gratuita de máscaras e luvas para funcionários de empresas de SM

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto Allysson Marafiga/AICV), da Equipe do Site

Com 13 votos contrários e seis favoráveis, os vereadores rejeitaram projeto de lei de Valdir Oliveira (PT) que previa a distribuição gratuita de máscaras e luvas para os empregados de todos os estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços, de Santa Maria, que permanecerem em funcionamento durante a quarentena provocada pelo coronavírus. A Procuradoria Jurídica da Casa havia exarado parecer contrário à iniciativa, considerando a proposta inconstitucional.

Votaram a favor do projeto: Celita da Silva (PT), Daniel Diniz (PT), Jorge Trindade – Jorjão (PDT), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) e Luciano Guerra (PT), além do autor da proposta.

Votaram de forma contrária: Deili Silva (PSD), Francisco Harrisson (MDB), João Chaves (PSDB), Juliano Soares – Juba (PSDB), Leopoldo Ochuaki – Alemão do Gás (MDB), Manoel Badke – Maneco (DEM), Cida Brizola (PP), Marion Mortari (PSD), Marta Zanella (MDB), Ovidio Mayer (PTB), Vanderlei Araujo (PP), Admar Pozzobom (PSDB) e Alexandre Vargas (Republicanos).

Óleo

Projeto da lei da vereadora Celita da Silva (PT) que institui a coleta em bares e restaurantes do óleo comestível já utilizado para ser reciclado ou reutilizado, foi retirado da ordem do dia pelo presidente Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e devolvido à autora. Juliano Soares – Juba (PSDB) havia pedido vistas, o que gerou reclamações da petista.

Igrejas

O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) aproveitou seu tempo de tribuna para fazer duras críticas ao prefeito de… Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB). Em entrevista à Rádio Gaúcha (AQUI), na semana passada, o tucano falou sobre a pressão de algumas igrejas evangélicas para a liberação de cultos (na Capital, as celebrações com fiéis estão proibidas).

“Uma estrutura de comunicação liderada por igrejas tem feito isso de forma absolutamente sem pudor, sem moral, e sem nenhum princípio de religião que pudesse orientar a população a se “religar” com algo espiritual. Eu registro isso porque, neste momento, ter que me preocupar com isso, buscar ações judiciais para proteger minha família e meu nome, é uma preocupação inadequada e injusta por um motivo torpe, que é reunir pessoas para faturar. Só pode ser esta a explicação”, disse Marchezan.

Vargas não gostou do posicionamento do prefeito porto-alegrense e protestou com um discurso de 10 minutos que você assiste abaixo:

 

Academias

A Prefeitura de Santa Maria pretende construir cinco academias ao ar livre. O Aviso de Licitação foi publicado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial do Estado (AQUI). A data de abertura das propostas pelas empresas interessadas está previsto para ocorrer em 2 de junho. O valor total previsto é R$ 193.978,16.

Confira os locais em que as academias serão instaladas:

– Rua Inspetor Goulart (em frente aos números 220 e 190, esquina com a Avenida Borges de Medeiros) Bairro Divina Providência;

– Rua São Dimas, esquina com a Rua C, no Lote 2 do Loteamento Núcleo Habitacional Paróquia das Dores, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon;

– Na área lateral ao Centro de Atividades Múltiplas (Bombril), com testada para a Rua Tiradentes, no Parque Itaimbé, no Bairro Centro;

– Na Rua Antônio G. do Amaral, 1000, na Unidade de Saúde, no Bairro São José;

– Rua Visconde de Mauá, 161, em frente à sede dos Gaudérios do Asfalto, 179, no Bairro Duque de Caxias.

Santa Flora

A Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Flora, na Estrada Januário Chagas Franco, ganhará uma cobertura em sua quadra poliesportiva. O Aviso de Licitação foi publicado quinta, no Diário Oficial do Estado (AQUI). A obra é orçada em R$ 657.619,71. Propostas para a demanda serão recebidas pelo Executivo no dia 1º de junho.

Sinalização

Está suspenso por tempo indeterminado o pregão para contratar empresa especializada na manutenção e conservação de sinalização horizontal e dispositivos de seguranças nas ruas do município. A decisão consta no Diário Oficial da União (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo