PolíticaSanta Maria

BASTIDORES. Motoristas e ‘insumos’ para a UFSM, Bisogno/Fabiano, Luci responde, emenda pró-hospital

Licitação de motoristas e cargos de apoio deverá gerar cerca de 70 postos de trabalho nos quatro campi da Universidade Federal

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizará, na manhã desta segunda-feira (18), pregão eletrônico para contratação de empresa para prestação de serviços de motoristas e de cargos de apoio para manutenção de veículos (mecânicos, pintor, lavador, eletricista de instalações, entre outros). A estimativa, segundo edital, é de que sejam criados 70 postos de trabalho divididos entre os quatro campi da instituição.

Hoje, apenas 12 motoristas, servidores efetivos do quadro da instituição, desempenham as funções que serão executadas pelos empregados da empresa a ser contratada na licitação. Além disso, oito destes profissionais já possuem tempo de serviço e idade para se aposentar. Por tratar-se de um cargo em extinção, não é permitida a reposição por meio de concurso.

Ano passado, a instituição deixou de contar com três servidores efetivos que realizavam atividades de manutenção veicular, sendo dois mecânicos e um auxiliar de mecânica (dois se aposentaram e um faleceu). Já o eletricista de automóveis do quadro efetivo que ainda está na ativa manifestou o interesse na aposentadoria. Estes também são exemplos de cargos extintos que serão repostos pela licitação.

Insumos

Além do provir os servidores, a empresa a ser contratada será responsável por fornecer os insumos para a realização dos serviços: veículos, equipamentos, ferramentas e soluções de tecnologia da informação.

Entre os veículos (são seis no total), o edital exige que apenas um seja zero quilômetro: um SUV para o transporte de autoridades e convidados lotado no Gabinete do Reitor. O utilitário esportivo exigido tem uma configuração caprichada: Ano/modelo 2020 ou superior; Motorização 1.4 turbo, bicombustível, com potência de 150cv; distância entre eixos de pelo menos 270 cm; porta-malas com capacidade volumétrica de 680 litros; central multimídia; bancos em couto em ajuste elétrico de altura, entre outros itens de segurança e conforto.

Contudo, o secretário geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo Ferreira, esclarece que a UFSM não comprará nenhum veículo.

“Serão licitados ‘insumos’, que na realidade é contratação de serviços e não de compra de carros. Essa nova modalidade irá economizar e dar maior agilidade ao serviço. Esse ‘edital’ não estabelece compra imediata. Apenas é uma forma de planejar ações futuras, até porque as universidades estão proibidas de fazerem compras de insumos”, explica Ferreira.

Para conferir detalhes da licitação, CLIQUE AQUI.

100% fechado

A Frente Ampla, Democrática e Trabalhista realizou uma reunião ao ar livre, sábado (16), na chácara do presidente municipal do PTB, Jair Binotto, na Comunidade de Canabarro, no Distrito de Boca do Monte. Além do anfitrião, também estavam presentes Marcelo Bisogno (PDT), Fabiano Pereira (PSB), Werner Rempel (PCdoB), Alexandre Pahim (PCdoB) e Juliana Müller (Rede Sustentabilidade).

Uma fonte graúda do Site garante: há 100% de chances de ver os nomes de Bisogno e Fabiano juntos na urna em outubro. Falta apenas decidir quem será o cabeça de chapa.

De imediato, o objetivo da Frente Trabalhista é construir um plano de governo e montar a coordenação de campanha.

Eram 16

A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) voltou a questionar, na tribuna, a função dos cargos de confiança (CCs) lotados no Gabinete da Governança, ligados à Casa Civil. No início da semana, João Chaves (PSDB) havia dito que a pedetista está frustrada por ter perdido um assessor de seu gabinete e ainda afirmou que ela recebia informações privilegiadas da Secretaria de Infraestrutura (AQUI).

“Informações privilegiadas que eu tinha e continuo tendo, talvez seja pela minha competência. O que o senhor confirmou não ser o caso de alguns parlamentares do seu governo que não conseguem nem saber o que o governo está fazendo ou quem sabe a desconexão do governo com os seus parlamentares é tão grande que nenhum sabe o que o outro faz”, respondeu Luci.

Ela também disse que falta empatia à gestão municipal, que “começou com 16 parlamentares e por incompetência e arrogância talvez acabe com 10”.

R$ 400 mil

O presidente municipal do Podemos, Paulo Xavier, divulgou no fim da noite deste domingo (17) que o senador Lasier Martins (PODE) direcionou emenda de R$ 400 mil para o Hospital Regional de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo