Economia Solidária

ROMARIA DA TERRA. Um grande público é esperado em sua 33ª edição

POSTADO POR Maiquel Rosauro

Santa Maria deverá receber um grande número de visitantes na próxima terça (16) quando a cidade sediará pela primeira vez a Romaria da Terra, tradicional evento estadual que está na sua 33ª edição e que reúne todas as dioceses da Igreja Católica do Estado. O tema da romaria neste ano é “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”.

A programação da romaria começará a partir das 8h no Seminário São José no bairro Dom Antônio Reis. Às 8h 45min, os romeiros partem em caminhada até o Parque da Medianeira, local onde acontecerão todas as celebrações religiosas, atividades culturais e uma feira de produtos da agricultura familiar e da economia solidária. O término do evento está previsto para as 16h, após a realização de uma bênção.

Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e uma das coordenadoras da romaria, Irmã Lourdes Dill, muitas pessoas de fora virão a Santa Maria para participar das atividades. “Acreditamos em um público superior a 30 mil na romaria”, afirma ela.

Trânsito – Para garantir a segurança dos romeiros durante a caminhada que dá início as atividades da romaria, o trânsito na BR-158, entre a o acesso ao Seminário São José e o acesso a Rua Duque de Caxias, por onde seguirá a procissão, ficará interrompida no momento que as pessoas estiverem caminhando. Este bloqueio deverá durar entre 20 minutos e 30 minutos e será acompanhado por agentes de trânsito e policiais rodoviários. Conforme a organização da romaria, os ônibus que trouxerem os participantes do evento deverão deixar os passageiros no Seminário São José e logo após se deslocarem até o Parque da Medianeira onde poderão permanecer estacionados.

Acampamentos movimentarão Centro Dom Ivo Lorscheiter neste final de semana

O Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, localizado na Rua Heitor Campos nos fundos do Santuário da Medianeira, será a nova casa de dezenas de jovens que participarão da Romaria da Terra neste ano. A partir deste sábado (13), às 11h, será montado no local o Acampamento da Juventude, que receberá os integrantes das pastorais da juventude de todo estado. A previsão é que mais de 100 jovens participem do acampamento.

Já no domingo (14) será a vez do Centro de Referência receber o Acampamento Quilombola, que receberá mais de 200 membros das comunidades quilombolas gaúchas. Para garantir maior infra-estrutura aos acampamentos será instalado um lonão no Centro de Referência. Durante todo o final de semana, serão realizadas palestras, oficinas e atividades culturais nos dois acampamentos.

Fonte: Jornalista Tiago Machado, assessoria de imprensa da 33ª Romaria da Terra

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo