CiênciaEstadoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Estudo epidemiológico estima que 5.650 pessoas estejam contaminadas pela Covid-19 no RS

Pesquisa foi apresentada na tarde desta quarta-feira, pelo Palácio Piratini, e se estima que 5.650 pessoas estejam contaminadas no Estado

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta quarta-feira (15), o resultado da pesquisa referente à primeira fase de aplicação de testes para detecção da Covid-19 em nove cidades gaúchas, dentre elas, Santa Maria. A primeira etapa da pesquisa por amostragem para projetar o percentual da população do Rio Grande do Sul infectada pelo novo coronavírus estima que 5.650 pessoas já estejam contaminadas pela Covid-19.

Conforme os resultados apresentados nesta quarta, foram aplicados 4.189 testes, sendo 461 em Santa Maria. Do total geral de testes, 2 tiveram positivos para a Covid-19. A apresentação dos resultados foi feita pelo reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – instituição que coordenou a pesquisa -, Pedro Rodrigues Curi Hallal.

Conforme o estudo, para cada 1 milhão de habitantes no Estado, estima-se que existam 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 óbito; para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de quatro casos não notificados; e, ainda, o resultado da pesquisa demonstra que o contágio é 15 vezes o número de casos confirmados ou 11 vezes o número de casos coletados.

A pesquisa, que ainda terá outras três fases, mostra também que, para cada diagnóstico do coronavírus nos municípios participantes, existem outros quatro casos não notificados.

“Mesmo sendo números preliminares de uma primeira etapa de pesquisa, os resultados demonstram claramente que as medidas de isolamento social estão sendo fundamentais em conter o ritmo do avanço”, destacou o governador Eduardo Leite.

Encomendada pelo Governo do Estado, a pesquisa foi coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com outras universidades, e efetuada em todas as regiões do Estado entre o último sábado (11) e a segunda-feira (13). Em Santa Maria, 25 entrevistadores ligados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do estudo, aplicando 461 testes rápidos em pessoas que residem em diferentes localidades do Município.

Também participou da divulgação do estudo, a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Matéria. Pesquisa por amostragem para projetar. Estima-se que existam. O resultado da pesquisa demonstra. Governador: os resultados demonstram claramente.
    Pega-se um balde com água. Coloca-se um gaota de tinta solúvel. Pega-se uma gota em três ou quatro lugares diferentes. Mede-se a quantidade de tinta em cada gota. Qual o busílis? Pesquisa tem como amostra algo como 0,1% de um terço da população do estado (a soma das pessoas residentes nas cidades). Vai medir a disseminação da doença nas cidades envolvidas. Extrapolar para o resto do RS? Bagé, por exemplo, tem muitos casos e não foi pesquisada. Taxa por lá deve ser diferente. Ou seja, não convenceu. Muita ‘média’ na brincadeira.
    Olhando daqui parece que agora é possível abrir em muitos lugares o que não deveria ter sido fechado (ao menos por tanto tempo) para começo de conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo