UFSM. Reitor divulga vídeo e anuncia que semestre não será cancelado. E aulas presenciais ainda tardam
O Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, gravou e divulgou, pelos canais instituicionais da UFSM, no final da manhã desta terça-feira. Na sua manifestação, é possível destacar, dentre outros, três pontos.
1 – A possibilidade de cancelar o semestre, uma reivindicação surgida a partir do Diretório Central dos Estudantes, não existe. Inclusive, disse o reitor, por questões de natureza legal.
2 – Muito provavelmente, nos próximos dias, será editada uma portaria prolongando por mais um mês, pelo menos, até 15 de junho, o período sem aulas presenciais na UFSM.
3 – Numa tentativa de tranquilizar a comunidade universitária, Burmann também garantiu que será recuperado tudo o que for perdido ao longo da pandemia, seja por estudantes ou docentes.
Abaixo você tem a manifestação do reitor, na íntegra:
Sem vacina ou tratamento contra a Covid, distanciamento social será regra.
A UFSM movimenta milhares de pessoas diariamente. Durante o dia todo os ônibus que saiam ou vão pra ela tem alta taxa de ocupação.
A pergunta que fica é: como as pessoas irão pra UFSM respeitando o distanciamento? Reduzir a lotação máxima dos ônibus funcionará? Existe frota pra atender a demanda com uma lotação máxima por ônibus menor?
Universidades complicam. Alunos de fora podem portar o vírus. Podem não portar e levar daqui numa eventual folga.