UFSM. Seção Sindical dos Docentes promove “live” nesta segunda. O assunto é o calendário acadêmico

UFSM. Seção Sindical dos Docentes promove “live” nesta segunda. O assunto é o calendário acadêmico

UFSM. Seção Sindical dos Docentes promove “live” nesta segunda. O assunto é o calendário acadêmico - 58dfb333-sedufsm-livePor BRUNA HOMRICH e FRITZ R. NUNES (com arte de BRUNO SILVA), da Assessoria da Sedufsm

A terceira ‘live’ promovida pela Sedufsm ocorre na segunda-feira, 25 de maio, às 19h, e traz como tema “A pandemia e as universidades: o que fazer com o calendário acadêmico?”. O debate virtual será transmitido pela página de Facebook do sindicato, bem como por seu canal no Youtube. Como debatedores convidados teremos Eblin Farage, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e secretária-geral do ANDES-SN; Helvio Mariano, docente da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e ex-diretor do ANDES-SN; e Luiz Eduardo Barbosa, estudante de Direito e integrante do DCE UFSM. A mediação do debate ficará por conta da diretora da Sedufsm, professora Maristela Souza.

O tema que permeará esta transmissão vem sendo amplamente discutido no interior das universidades federais e estaduais. Em meio ao isolamento social necessário à contenção da pandemia do novo coronavírus, as universidades estão, desde março, com aulas presenciais suspensas. Das 69 universidades federais existentes, por exemplo, apenas 6 adotaram regimes de aulas e atividades acadêmicas a distância, dentre essas, a UFSM. Embora a Administração Central da UFSM argumente que o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) é optativo e não obrigatório, o setor estudantil tem pautado, através de um abaixo-assinado, a suspensão do calendário acadêmico, defendendo que a reposição das aulas seja discutida posteriormente, ao fim do isolamento, de forma a não prejudicar os estudantes.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os debatedores:

Eblin Farage – já foi presidente do ANDES-SN. Atualmente, é secretária-geral da entidade. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminente (UFF), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje é professora no curso de Serviço Social da UFF e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares – NEPFE.

Luiz Eduardo Barbosa – Estudante de Direito na UFSM e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM.

Helvio Alexandre Mariano – já foi diretor do ANDES-SN. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História pela UNESP. Atualmente é professor no departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, atuando como docente e pesquisador.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *