EconomiaPrefeituraSaúde

CIDADE. Em “live”, secretário responde críticas ao “Programa Juro Zero”, que vai à Câmara nesta terça

Secretário Ewerton Falk participou da “live” Papo Reto, na noite desta segunda-feira, no qual tratou do “Programa Juro Zero”

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Reprodução), da Equipe do Site

A principal resposta da Prefeitura de Santa Maria, a fim de fomentar a economia local diante da pandemia de covid-19, será protocolada na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (22). Trata-se do projeto de lei que cria o Programa Juro Zero, que autoriza o Executivo a subsidiar juros e encargos de financiamento concedidos via Imembuí Microfinanças a autônomos, microempreendedores individuais e pequenas empresas já constituídas (desde que sejam formais). O valor total previsto a ser investindo na empreitada gira em torno de R$ 1 milhão.

Durante a live Papo Reto de Segunda, transmitida pela fanpage da Prefeitura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, respondeu qvcríticas à proposta. Ele destacou que o valor a ser utilizado no projeto estará inserido no Orçamento de 2021.

“Para fazer este projeto que é extremamente necessário hoje, tivemos que fazer algumas renúncias. Nosso orçamento continua sendo o mesmo para o ano que vem, porém mudamos a vocação dos recursos. Julgamento que hoje é importante atender essa camada que tem fragilidade cadastral e não vai ter acesso em outras linhas de crédito”, explicou.

Segundo as informações já divulgadas, o Município se propõe pagar as três últimas parcelas de empréstimos de até R$ 5 mil, desde que as demais tenham sigo pagas em dia (são 13 parcelas no total).

Na sexta-feira (20), a ex-procuradora Geral do Município, Rossana Schuch Boeira, criticou a iniciativa (AQUI). No Facebook, ela disse que a conta ficará para o próximo governo pagar.

A advogada também sugeriu que a atual gestão pague as três primeiras parcelas do empréstimo, uma vez que elas vencem em momento que as empresas ainda sofrem com os efeitos da pandemia.

Questionado sobre o tema, Falk não citou o nome de Rossana, mas disse que acompanhou a polêmica na rede social e preferiu não responder.

“Essa questão especificamente de (deixar) dívida para outro, desmitifiquem. Isso fala quem não conhece o orçamento, isso fala quem nunca projetou uma empresa para o ano sequente, quem nunca fez um plano de negócios”, afirmou Falk.

O projeto foi apresentado pela Prefeitura na manhã de quinta-feira (18). Na ocasião, o Executivo havia informado que o texto seria encaminhado ao Legislativo na sexta (19) (AQUI).

Abaixo, confira na íntegra a live Papo Reto de Segunda, com a participação de Falk. O secretário comenta o projeto Juro Zero a partir do minuto 40 do vídeo:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Orçamento, assunto velho, é uma peça de ficção. Quando estava convergindo para algo próximo à realidade Cladistone trocou de secretário das finanças e a coisa deGringolou.
    Questão que não quer calar: como a Imembuí Microfinanças foi escolhida? A quem pertence? Quais as suas relações?
    Falk, mostrando a capacidade de costume, partiu para a desqualificação. Plano de negócios não é o caso, mas para planejar loja de tintas para o próximo exercício não carece de muita ‘ciência’. Busílis? Para ser deselegante não é necessário muito talento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo