CIDADE. Motoristas de aplicativos divulgam nota pedindo segurança e fazem um pedido aos passageiros
Por Maiquel Rosauro
A Associação de Motoristas por Aplicativos de Santa Maria (AMAPSM) divulgou, neste sábado (20), uma nota em que manifesta preocupação em relação à insegurança dos profissionais e seus passageiros. A entidade afirma estar em recorrente estado de alerta diante de assaltos, agressões e ameaças que ocorrem, sobretudo, durante a noite e madrugada.
“Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, a classe já sofre com a diminuição de corridas, cuidados redobrados diante do risco de contaminação. Tal situação, aliada ao considerável aumento da criminalidade, fez com que colegas, inclusive, viessem a abandonar a profissão, temerosos por suas vidas, haja vista a atividade, outrora tão prazerosa, apresentar-se cada vez mais perigosa”, diz trecho da nota.
Para tentar diminuir a quantidade de crimes, a associação faz um apelo aos usuários: coloquem foto em seu perfil no aplicativo utilizado, pois isso dá mais segurança para o motorista aceitar a corrida.
“Solicitamos, por fim, que a chamada seja feita pela pessoa que irá, de fato, embarcar, deixando que terceiros façam as chamadas através de seus próprios perfis”, diz trecho do comunicado.
Confira a nota na íntegra:
A AMAPSM (Associação de Motoristas por Aplicativos de Santa Maria) vem por meio deste manifestar-se acerca da tensa e insegura situação que os motoristas de aplicativos e seus passageiros vêm enfrentando nas últimas semanas.
A classe se encontra em estado de alerta, em virtude dos recorrentes assaltos, agressões e ameaças sofridos durante as corridas realizadas, especialmente no período da noite e madrugada.
Consternados com a situação, preocupados não só com a segurança e incolumidade dos motoristas associados, mas também dos passageiros, a Associação busca resposta imediata no combate à criminalidade que afronta a classe e o município de Santa Maria.
A AMAPSM está em contato contínuo com os órgãos de segurança, de modo a encontrar medidas que se mostrem eficazes tanto no combate ao crime como na assistência quando inevitavelmente estes venham a acontecer.
Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, a classe já sofre com a diminuição de corridas, cuidados redobrados diante do risco de contaminação. Tal situação, aliada ao considerável aumento da criminalidade, fez com que colegas, inclusive, viessem a abandonar a profissão, temerosos por suas vidas, haja vista a atividade, outrora tão prazerosa, apresentar-se cada vez mais perigosa.
O transporte por aplicativo é a melhor alternativa na atual situação, onde o transporte coletivo acaba se apresentando como potencial risco de contaminação. Contudo, diante das notícias acerca dos repetidos assaltos, acabamos por temer também a segurança física dos passageiros, situação que acaba sendo prejudicial para a população como um todo.
Destacamos que, diante dos ocorridos nas últimas semanas, os motoristas estão fazendo o monitoramento um do outro, bem como prestando socorro imediato quando se verifica a suspeita ou ocorrência de algum assalto. Repudiamos o uso descomedido da violência e ressaltamos os riscos da reação a um assalto.
Precisamos de mais segurança! Estamos na luta por melhores condições de trabalho, seguiremos dentro da lei, buscando o combate efetivo contra a criminalidade.
Contamos com o apoio dos passageiros, ressaltando ser imprescindível que o passageiro coloque foto em seu perfil no aplicativo utilizado. A avaliação do passageiro é levada em consideração no momento de aceita da corrida pelo motorista.
Solicitamos, por fim, que a chamada seja feita pela pessoa que irá, de fato, embarcar, deixando que terceiros façam as chamadas através de seus próprios perfis.
Na busca sempre pelo melhor para seus motoristas e passageiros, assim como zelando pelo município de Santa Maria, a AMAPSM seguirá sempre buscando apoiar e melhorar nosso cotidiano!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.