Coluna

É ESPORTE. Eis, de novo, a história de possível fusão da dupla Rio-Nal! E mais Nunes, Munhoz e Daronco

Por RAMIRO GUIMARÃES

Fusão… Será!?!?!?

A história se repete. Tão logo a Dupla Rio-Nal encerra a sua participação na Divisão de Acesso (e com mais um insucesso), a indagação vem à tona outra vez: não seria melhor se Santa Maria tivesse apenas um clube de futebol profissional? Afinal, os recursos são escassos e a cidade não é tão grande assim. Por isso, concentrar energia em apenas uma equipe e torná-la o mais forte possível é a melhor opção.

Pelo menos é o que alegam os defensores do Santa Maria Futebol Clube. Ou seria Santa Maria Esporte Clube, como aquele nas cores amarelo e cinza que deu as caras em 2002, no lugar do Inter-SM (e para fugir da associação com o Colorado da Capital)? Bom, o nome pode até ser novo. A discussão, contudo, não.

Entre boatos e especulações, a fusão foi cogitada, pra valer mesmo, há uns dois anos e meio. Na verdade, o licenciamento de Riograndense e Inter-SM para a criação de uma terceira agremiação, mas o feito prático seria o mesmo. O assunto emergiu em setembro de 2013 e, após a informação “vazar”, não durou uma semana.

A mobilização de conselheiros e torcedores dos dois clubes derrubou a proposta. Na Baixada, aliás, a reunião que trataria do licenciamento foi tensa, com direito a pichação na Rua Ana Nery. O encontro terminou com o pedido de afastamento do então presidente Luiz Cláudio Mello (que seria substituído por Herberto Marquetto). Poucos dias depois, no Estádio dos Eucaliptos, os conselheiros esmeraldinos sepultaram, no voto, a ideia da fusão. Em nome da tradição do centenário aniversariante deste 7 de maio.

E hoje? Qual seria o desfecho se o tema ganhasse força novamente dentro dos clubes? Bom, ao menos um dos empecilhos estaria “solucionado”: o Riograndense já está na Terceirona, ou seja, não corre o risco de ser rebaixado, o que aconteceria em caso de licenciamento. O novíssimo Santa Maria poderia, com a concordância da Federação Gaúcha de Futebol, herdar a vaga do Inter-SM na Divisão de Acesso.

Resta saber se a turma alvirrubra gostaria disso. Afinal, nunca pode ser desconsiderado o fator rivalidade nesta história toda. E o Inter-SM, agora, está no alto da gangorra Rio-Nal: uma divisão acima, pagando as contas e com planos de erguer a sua arena multiuso.

Nos bastidores da Baixada e dos Eucaliptos, há quem diga que, se o pior acontecesse, a Dupla Rio-Nal fosse rebaixada, o novo clube santa-mariense entraria em campo já em 2017. Ao natural. Só que o desfecho da Divisão de Acesso acabou sendo outro. E pode ter colocado uma pá de cal na unificação dos rivais históricos. Será!?!?!?

Nunes e Mobarack trabalharam juntos no Riograndense em 2012. Agora, serão companheiros no São Paulo-RG
Tiago Nunes e Renan Mobarack trabalharam juntos no Riograndense em 2012. Agora, serão companheiros no São Paulo-RG

Parceria reeditada

O técnico santa-mariense Tiago Nunes está de volta ao futebol profissional e ao Rio Grande do Sul. Nessa semana, ele foi anunciado como comandante do São Paulo-RG na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em 12 de junho. A diretoria do clube rio-grandino não quis renovar com o técnico Hélio Vieira. Tiago estava nos juniores da Ferroviária, de Araraquara, que neste final de semana inicia a sua caminhada no Campeonato Paulista Sub-20. Além de ficar mais perto de casa, da esposa, da filha pequena e tudo mais, pesou na decisão de Tiago Nunes a possibilidade de reeditar no Aldo Dapuzzo uma parceria que deu liga no Estádio dos Eucaliptos.

O técnico foi contratado pelo gerente executivo Renan Mobarack, com quem trabalhou na Divisão de Acesso de 2012. Agora, a dupla irá se reencontrar lá na Zona Sul do Estado. E acompanhada de outros personagens conhecidos do torcedor esmeraldino, como os meias Júlio Abu e Gustavinho e os zagueiros Sandro Müller e Márcio Nunes. Nestes dias tão difíceis, ler essa relação de nomes deve dar aquela dorzinha no peito do torcedor do Riograndense…

Vinicius Munhoz trocou a preparação física pelo comando técnico e está se destacando no Interior Paulista, atualmente no Mirassol
Vinicius Munhoz trocou a preparação física pelo comando técnico e está se destacando no Interior Paulista, atualmente no Mirassol

Desafio em São Paulo

Se Tiago Nunes deixou São Paulo, outro ilustre santa-mariense continua por lá e está pronto para iniciar a disputa do Estadual Sub-20. Vinicius Munhoz é o técnico do time júnior do Mirassol Futebol Clube, que representa a cidade do Norte de São Paulo nas competições futebolísticas. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vinicius ganhou destaque como preparador físico da Seleção Brasileira Feminina na campanha da medalha de prata em Pequim/2008. Mas, nos últimos anos, trocou de função e tem se dado bem como técnico.

Vinicius Munhoz fez uma bela campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e levou o Mirassol até a etapa de oitavas de final da competição. Em 2015, ele foi o comandante do time profissional do Audax (sim, este mesmo que é a sensação do Paulistão e pode faturar o título em cima do Santos) na Copa Paulista do segundo semestre. O cartaz do técnico santa-mariense é muito bom pelo Interior de São Paulo. Será que ele não deveria receber uma oportunidade mais perto da sua terra natal?

Daronco no comando

Daronco, árbitro santa-mariense, eleito o melhor do país, foi o escolhido para apitar a final do Gauchão, no Estádio Beira-Rio
Daronco, árbitro santa-mariense, eleito o melhor do país, foi o escolhido para apitar a final do Gauchão, no Estádio Beira-Rio

A grande decisão do Campeonato Gaúcho de 2016, entre Inter e Juventude, domingo, às 16h, no Estádio Beira-Rio, terá o santa-mariense Anderson Daronco no apito. É o melhor árbitro do Estado no comando da partida mais importante do certame regional. Nada seria mais justo do que isso.

Aliás, Daronco, com o seu escudo Fifa no peito, não é apenas o melhor por aqui… Ele foi eleito o melhor do Brasil em 2015, merecendo elogios, inclusive, do técnico Tite. Domingo será a segunda final de Gauchão do árbitro santa-mariense. No ano passado, ele apitou o jogo de ida e Leandro Vuaden o de volta (o inverso do que ocorre agora). E Anderson Daronco tem sido destacado para decisões não apenas no Rio Grande do Sul.

No último domingo, a final do Campeonato Baiano, Vitória 2 x 0 Bahia, no Barradão, foi comandada pelo santa-mariense. Em anos anteriores, ele já havia trabalhado nas decisões do Cearense e do Potiguar.

Daronco é competente, premiado, mas é claro que também não está imune a críticas. Ainda mais em se tratando de futebol… O melhor árbitro do Brasil foi muito contestado, por exemplo, por não ter visto (e punido) a cotovelada do colorado William no gremista Bolaños no último clássico Gre-Nal. Recomenda-se que o juiz, além da qualidade, tenha uma boa dose de sorte para evitar os lances polêmicos em seus jogos. Boa sorte a Anderson Daronco no domingo, então!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo