COMPORTAMENTO. Saiba mais sobre “CrossFit”, prática que une dez capacidades do corpo humano

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“Não existe outro programa de força e condicionamento que trabalhe com diversidade superior de ferramentas, modalidades e exercícios”

Por VALÉRIA AUZANI (com fotos de Arquivo Pessoal), Especial para o Site (*)

Já ouviu falar em CrossFit? É um esporte derivado de outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso, que surgiu nos Estados Unidos em 1990. Portanto, é uma combinação de diferentes exercícios, o que, por consequência, resulta em um condicionamento físico completo – auxiliando na redução de gordura corporal e na boa forma. O CrossFit explora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Os treinadores no CrossFit Vento Norte, Mateus Giacomini e Leonardo Backes, explicam que alguns dos exercícios que podem ser feitos através de atividades cíclicas que trabalham o sistema cardiovascular, como corrida, bicicleta, remo, pulo de corda, natação, etc. Também há exercícios que envolvem todos movimentos realizados apenas com o peso corporal, como: flexões, abdominais, agachamentos, subidas na corda, paradas de mão, etc. E ainda exercícios do levantamento de pesos – ele envolvem todos os movimentos que controla uma carga externa, como agachamento com barra, levantamento terra (Deadlift), etc.

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Há também campeonatos de CrossFit. A CrossFit Incorporation organiza o CrossFit Games, dos quais atletas do mundo todo podem participar

Por ser um treino bastante completo, ele se diferencia das demais práticas (como treinos de academias, por exemplo), como explicam os treinadores: “O CrossFit se diferencia das outras modalidades por ser uma atividade multimodal, ou seja, envolve mais de uma modalidade na mesma sessão de treinamento (exercícios cardiovasculares, exercícios ginásticos com o peso corporal e levantamento de pesos).”

Além disso, é fundamental frisar que o treino é pensado e planejado antes, tudo para que seja melhor incorporado dentro de um intuito: “antes do exercícios pensamos nas capacidades físicas que serão trabalhadas naquele dia, e também, quais as vias metabólicas envolvidas na seção, assim introduzimos os exercícios que melhor se encaixam dentro do objetivo.”

As aulas são divididas em três etapas: a primeira é o aquecimento, a segunda, a técnica – onde os alunos aprendem os exercícios, e a terceira é o WOD (Workout of The Day), a execução dos exercícios que foram aprendidos na segunda etapa, de forma intensa.

“O Crossfit não possui rotina, ou seja, aplicamos uma quantidade enorme e variada de estímulos; todo o dia o treino será diferente, gerando assim um condicionamento físico completo. Isso gera uma maior motivação para o praticante, pois está constantemente sendo desafiado (com segurança) e estimulado a fazer coisas novas que fogem da sua margem de experiência física”, mencionam Giacomini e Backes.

Se interessou? Saiba que qualquer pessoa pode começar o CrossFit, isso pois, segundo os treinadores, não existe nenhuma contraindicação para começar a realizar os treinos. Pode ser adaptada para qualquer nível de condicionamento físico, desde iniciantes, avançados e atletas. Também é trabalhado com todas as faixas etárias e diversos públicos: crianças, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental. Agora, se a questão é onde começar… os Boxes (como são chamados os locais dos treinos) são encontrados em Santa Maria.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site



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