PrefeituraSaúde

COVID-19. Em ação piloto, Prefeitura irá aplicar 50 testes rápidos em pacientes suspeitos já selecionados

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta sexta-feira (19), testes rápidos para a detecção do coronavírus. A iniciativa é exclusiva para quem sentiu sintomas de gripe e foi notificado pela Vigilância em Saúde como suspeito no mês de maio. Ao todo, 50 pessoas de diferentes idades tiveram horário agendado para fazer o teste. A iniciativa ocorrerá das 13h às 17h, no Centro de Referência Municipal da Covid-19 (Rua Conrado Hoffmann, 277).

A testagem será realizada por quatro profissionais, cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança.

“O contato foi feito com as pessoas que foram notificadas em maio e que estejam assintomáticas. Porém, o teste é importante para verificar se a pessoa realmente teve contato com vírus. Além disso, maio foi o mês com o maior número de registros”, explica a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

Caso o teste aponte positivo, o paciente receberá orientações por parte da Vigilância em Saúde e será contabilizado como confirmado.

A Prefeitura recebeu um número maior de testes rápidos do governo do Estado no último mês. Após, foram estabelecidas medidas para a aplicação nos pacientes. A iniciativa desta sexta-feira servirá de experiência para uma ação mais ampla a ser realizada nos próximos dias com pessoas suspeitas de terem contato com o coronavírus conforme notificação retroativa.

A ação de testagem tem parceria da Prefeitura com profissionais do Departamento de Saúde Coletiva e da Residência Multiprofissional, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo