Destaque

COVID-19. Prefeitura aumenta equipes e já vistoriou 191 locais para combater o vírus e fechou 15 espaços

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Diante do cenário de aumento do número de contaminados pela Covid-19 e limitação do número de leitos disponíveis para tratamento, a Prefeitura de Santa Maria reforçou as equipes que fazem parte da Fiscalização Municipal Integrada, composta pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Secretaria de Saúde e Casa Civil.

Além do maior número de servidores disponíveis para vistorias junto aos estabelecimentos comerciais e espaços públicos, as equipes foram organizadas de forma que fosse possível dar conta de diferentes ramos de atividade e do volume de denúncias que chegam até o Executivo Municipal. As ações ocorrem pelas manhãs, tardes e noites, constantemente.

“Fora o atendimento das denúncias, temos patrulhas específicas que estão nas ruas para ações preventivas antes mesmo de haver denúncia ou irregularidade constatada. Há equipes acompanhando operações de supermercado, de salões de beleza, de academias e de espaços públicos”, explica a controladora geral do Município, Carolina Salbego Lisowski, que integra o Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19.

O resultado desse esforço se reflete, até esta quinta-feira (18), em 191 vistorias em estabelecimentos comerciais, 36 notificações contra empreendimentos, 15 fechamentos desses espaços e uma interdição. Estão entre os espaços fiscalizados: distribuidoras de bebidas, salões de beleza, lancherias, lojas (em geral), restaurantes, bancos, supermercados, farmácias, igrejas e canchas de bocha. No total, foram recebidas pelo Executivo Municipal 1.628 denúncias.

Os maiores problemas encontrados pelos servidores têm sido no descumprimento dos horários de funcionamento, que foram restringidos para evitar a aglomeração de pessoas, e justamente na aglomeração de pessoas, onde o estabelecimento é responsável por impedir que ocorra.

Por isso, apesar do esforço do Poder Público para conter a disseminação da Covid-19 com as medidas em vigor, que evitam, por exemplo, a aglomeração de pessoas, é necessário que toda a população se esforce para cumprir tais medidas. No último final de semana, houve a reclassificação da bandeira de Santa Maria de laranja para vermelha, o que impunha ao Município medidas restritivas mais rigorosas que as de agora. A decisão do Governo do Estado foi revista, e região voltou para a bandeira laranja, porém, a cidade está em alerta.

Assim, cabe aos cidadãos e demais entidades o dever de colaboração por meio do cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança e pela saúde pública, bem como do oferecimento de denúncias de situações que não estejam de acordo com as orientações de segurança sanitária vigentes em relação às medidas de controle da pandemia.

Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Doutora em letras, advogada, já foi da modernização administrativa no governo ‘desta terra que eu piso, deste povo que eu amo, que que eu sou, que que eu sou, que que eu sou?’, repetiu o cargo no governo Cladistone, esta na controladoria. Santa Maria já teve uma mulher na cabeça do Paço Municipal? Cidade Cultura, cosmopolita, etc. Acho que não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo