Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (61). A professora Cleyde Miranda Cardoso e os filhos “paraúchos” de Santa Maria

Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Cleyde Miranda Cardoso: a tranqüilidade que não tem preço

Cleyde Miranda Cardoso nasceu em Belém do Pará. Mas foi em Santa Maria que conheceu o marido, depois que fixou residência em função da transferência de seu pai, que era militar. Aos 10 anos chegou à cidade e criou um pedaço da sua história entre os morros de Santa Maria. Trabalhou como professora durante 10 anos na FIC (atual Centro Univesitário Franciscano, Unifra), e também atuou durante 10 anos na Universidade Federal de Santa Maria. Foram muitos alunos, que se tornaram amigos, e muitas pessoas conhecidas durante esse tempo.

“Santa Maria é uma beleza. Essa tranqüilidade que encontro aqui, não tem preço que pague”. A professora, que esteve recentemente morando em Brasília, está de volta a Santa Maria há dois anos. “Tenho muitos amigos aqui. Meus filhos todos nasceram em Santa Maria. Digo que eles são “paraúchos”, filhos de uma paraense com um gaúcho”.

Cleyde também é escritora, e está lançando na Feira do Livro de Santa Maria sua nova obra, “Período de uma vida em memória ao maestro e compositor Barbosa Ribas”, em homenagem ao compositor. Na praça, orgulha-se de mais um livro publicado e distribui autógrafos, em meio à conversa. A escritora também trabalhou como supervisora da Delegacia da Educação, e por esse motivo viajou a muitas cidades. Garante que Santa Maria é um bom lugar para se viver. E completa: “O povo daqui é muito receptivo. Eu amo Santa Maria por isso e por toda a tranqüilidade que ela proporciona”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo