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CACHOEIRA DO SUL. Prefeitura dá início ao Projeto do Contraturno para 400 alunos da Rede Municipal

Foco da proposta são estudantes não alfabetizados ou com leitura não fluente

Projeto cachoeirense surgiu da necessidade de recomposição da aprendizagem após o período da pandemia (Foto Divulgação)

Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul iniciou na segunda-feira (26) o Projeto Contraturno, que atenderá 400 alunos da rede municipal de ensino em aulas de leitura, escrita e interpretação, matemática e ludicidade.

O projeto surgiu da necessidade de recomposição da aprendizagem após o período da pandemia, quando a falta de estrutura e de materiais de apoio, e até mesmo de acesso à internet, prejudicaram o desenvolvimento dos estudantes.

O Contraturno será coordenado pelo Senac, que foi contratado pela Prefeitura para o desenvolvimento das oficinas no turno oposto. O Senac é o responsável pela contratação dos professores que atuarão junto aos alunos. As aulas acontecerão no Colégio Totem, contratado pela Prefeitura para sediar o Projeto.

Serão atendidos 400 alunos do 2º ao 9º ano, não alfabetizados ou com processo de leitura não fluente, selecionados pelas equipes gestoras e professores, por meio de avaliação diagnóstica e testes mensais de leitura. Cada estudante participará duas vezes por semana do Projeto – de segunda e quarta ou de terça e quinta – e em uma sexta-feira por mês.

A SMEd disponibilizará transporte e alimentação para os alunos do Contraturno e algumas escolas municipais cederão monitores para acompanhar os alunos.

Durante a abertura, na segunda-feira (26), a secretária municipal de Educação, Angela Schuh, declarou que o Projeto “é um esforço que estamos fazendo e uma oportunidade que estamos oferecendo pois sabemos que a pandemia deixou muitos prejuízos para nossos estudantes”. Ela falou ainda que a SMEd está com expectativas muito boas em relação ao Contraturno.

A abertura oficial do Projeto aconteceu no Salão de Atos do Colégio Totem, com a presença de parceiros, diretores, professores e alunos.

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