Destaque

SAÚDE. Boletim Epidemiológico da prefeitura não traz mais o número de hospitalizados por Covid-19 em SM

Dados sobre ocupação de leitos por pacientes de covid-19, em SM, agora estão disponíveis apenas em portal do governo do Estado

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

Ficou mais difícil para os santa-marienses terem acesso a quantidade de casos confirmados por covid-19 hospitalizados na cidade. O Boletim Epidemiológico da Prefeitura não publica mais o dado. Agora, as informações são encaminhadas diretamente para o governo do Estado.

Conforme nota divulgada pelo Executivo, a nova postura visa unificar os dados, “visto que o horário de atualização dos leitos por parte da Vigilância em Saúde influenciava nos números e gerava divergência entre as informações do Município e do Estado”.

A nota informa que o objetivo é dar mais transparência e precisão aos números informados.

“Como o site do Governo do Estado traz informações mais detalhadas sobre os leitos e sobre o panorama da macrorregião de Santa Maria, bastando pesquisar pelo nome da cidade ou da instituição hospitalar, ele será referência para o Município a partir de agora”, diz o comunicado da Prefeitura.

Embora o portal estadual com os dados da covid-19 seja mais detalhado que o Boletim Epidemiológico Municipal, a pesquisa dos números locais de hospitalizados tornou-se mais complexa.

Antes, bastava acessar o link direto para o boletim (http://www.santamaria.rs.gov.br/coronavirus/?secao=boletim) ou ingressar no site da Prefeitura (http://www.santamaria.rs.gov.br/), clicar no banner Juntos contra o Coronavírus (http://www.santamaria.rs.gov.br/coronavirus/) e, em seguida, acessar o dados atualizados.

Agora, é preciso acessar o portal onde o governo do Estado hospeda os dados (https://covid.saude.rs.gov.br/) e pesquisar por município ou hospital. A plataforma é intuitiva para quem está acostumado a lidar com dados, mas pode ser complexa para um usuário pouco familiarizado com o sistema do governo do Estado.

Taxa de ocupação de leitos é de 59,3%

Nesta quinta-feira (18), conforme o portal do Estado, Santa Maria possui 91 leitos de UTI Adulto distribuídos em oito hospitais (HUSM, Caridade, Casa de Saúde, Regional, Unimed, Brigada, São Francisco de Assis e Base Aérea), com taxa de ocupação de 59,3% (54 leitos ocupados).

Há também 116 leitos de covid-19 fora de UTI Adulto, os quais 36 estão ocupados (taxa de ocupação de 31% entre confirmados e suspeitos de covid-19).

Santa Maria conta com 91 respiradores em UTI Adulto, sendo que 37 estão ocupados (40,7%). A cidade possui um total de 158 respiradores.

Confira a situação em cada hospital:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Boletim epidemiológico da aldeia sempre foi uma piada. Acumularam casos de suspeitos por falta de testes. Não existe curva com número de casos por data de manifestação dos sintomas. Colocam informações totalmente irrelevantes como sexo dos casos confirmados.

  2. Maior transparência?
    Onde estão os dados da UPA?
    A quem interessa a omissão dos números?
    Enquanto isso o vírus circula livremente na cidade que não aplica barreira sanitária e permite o livre funcionamento das atividades não essenciais.
    Salve-se quem puder, a vida é um jogo, cada um por si!

  3. Olá!
    Já que mostraste até o da Aeronáutica que deve ser novo pq eles só tinham ambulatório antes,podes informar a situação do HGU (Exercito) que tem UTI nova com 10 leitos.Os pacientes deles são encaminhados para o Caridade?

  4. Parece que estão escondendo a realidade. A pressão para reabrir o comércio,deu certo. Para que “facilitar”se dá pra complicar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo