
Da Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo / Texto e Fotos
A primeira cirurgia com o Robô ROSA Knee, tecnologia inovadora utilizada inicialmente para procedimentos em joelho e quadril, foi realizada dia 24 de junho, pelo Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA).
O médico responsável pelo procedimento foi o ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do joelho, Fernando Barros. A cirurgia contou com o apoio do traumatologista, ortopedista e especialista em cirurgia do joelho, Elemar Resch, e de equipes técnicas do Complexo Hospitalar.

Desenvolvido pela Zimmer Biomet, empresa referência global em soluções para saúde musculoesquelética, o Robô ROSA Knee atua como um assistente cirúrgico de alta precisão. No pré-operatório o sistema utiliza exames de imagem, como raio-X, para criar um modelo 3D da anatomia do paciente, auxiliando no planejamento da cirurgia. Durante o procedimento, ele auxilia o cirurgião na realização dos cortes, fornecendo dados personalizados e permitindo uma visualização em tempo real da anatomia enquanto a área é manipulada.
Entre os benefícios dessa tecnologia para os pacientes, estão maior precisão nos procedimentos, resultando em redução de dor no pós-operatório e menor risco de complicações.
A implantação da cirurgia robótica reforça o compromisso do CHAA com a inovação, qualidade de atendimento e alta gama de serviços de alta complexidade para Santa Maria e região.
Esse é o segundo sistema de cirurgia robótica adquirido pelo Complexo Hospitalar. O primeiro é o Da Vinci XI. Importada dos Estados Unidos e classificada como de última geração na área, esta tecnologia chegou ao hospital em 2023 e foi o primeiro do modelo instalado no interior do Estado.
Desde agosto de 2023, quando ocorreu a primeira cirurgia com o auxílio do Da Vinci XI, já foram feitos 200 procedimentos com o Da Vinci Xi
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.