PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Em agosto, novas capelas mortuárias da cidade passam a funcionar no Cemitério Ecumênico

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (3), com representantes do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA), da empresa BK Construções e de funerárias da cidade para uma vistoria (foto acima) no espaço onde são construídas as cinco novas capelas mortuárias da cidade. Elas estão localizadas no Bairro Patronato, atrás do Cemitério Ecumênico Municipal.

Na ocasião, foram sanadas dúvidas do projeto e todos os envolvidos puderam acompanhar o andamento das obras, cuja conclusão está prevista para agosto – com operação já no mesmo mês.

A construção das capelas só é possível devido à doação do HCAA, que faz um investimento de cerca de R$ 1 milhão na estrutura. Elas incluem, por exemplo, casas de vigília, descanso e banheiros.

A Prefeitura de Santa Maria também investe no local, que toma forma por meio de um termo de compromisso firmado com a construtora BK. Cerca de R$ 550 mil serão usados para a execução da área externa, o que inclui o acesso a essa área, feito pela Avenida Liberdade e pela Rua Samuel Kruschim, estacionamento com 34 vagas para veículos, calçamento, cercamento e iluminação. A Samuel Kruschim, inclusive, foi totalmente recuperada recentemente pela Prefeitura.

“É uma solução definitiva para um problema histórico que havia: as capelas que tínhamos já não contemplavam mais a necessidade do Município. Damos, agora, dignidade para as pessoas ao oferecer uma estrutura melhor”, explica o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

O direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria é possível por meio de uma alteração feita em 2018 no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial.

“Só temos a agradecer pela doação feita pelo Hospital de Caridade, que faz um grande investimento na infraestrutura da nossa cidade, e pela dedicação da construtora BK”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Quando as novas capelas forem inauguradas, as que funcionam junto ao HCAA, na Rua Floriano Peixoto, no Centro, serão desativadas, o que resolverá, por exemplo, impactos negativos no trânsito em uma região hospitalar.

A gestão será feita pelas funerárias da cidade, questão que foi tratada na última segunda-feira (29) durante uma reunião entre os estabelecimentos e o Executivo Municipal.

“As novas capelas funerárias são a concretização de um plano que vem sendo trabalhado durante os últimos três anos. Um esforço conjunto de todos os envolvidos aqui. Traremos mais organização para a nossa cidade e conforto para as famílias que estiverem velando seus entes queridos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo