CampanhaEleições 2010Internet

INTERNET. Se seguidor no Twitter fosse voto, Serra seria o próximo Presidente

O candidato do PSDB (em coligação com PPS e DEM) à Presidência da República, José Serra, é, dentre os concorrentes, o mais antigo e ativo usuário do Twitter, o portal dos microblogues que virou febre na internet. Isso, inclusive, o ajuda a ser, looonge, o que tem o maior número de seguidores na rede. São, em números redondos 375 mil.

Seus mais próximos perseguidores,na rede, estão beeem atrás, ainda que (talvez por isso) só recentemente tenham aderido ao meio. A petista Dilma Rousseff conta com 178 mil e a verde Marina Silva apresenta 158 mil seguidores. Mas, e essa é a questão, de que forma os candidatos (e outros políticos com espaço no Twitter) podem, ou não, se utilizar do meio novo de comunicação?

Quem, pra variar, faz o melhor trabalho jornalístico a respeito e o veículo eletrônico Sul21, que, por exemplo, faz a relação entre apoio na internet e o registrado pelas pesquisas de intenção de voto. Vale a pena ler a reportagem assinada por Igor Natusch. A seguir:

 “Twitter vira campo de batalha – Twitter vira campo de batalha

Se o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estabeleceu em sua campanha de 2008 um padrão de sucesso para a utilização da Internet como ferramenta política, a campanha eleitoral brasileira está dando a essas lições um viés bem mais agressivo. Multiplicam-se na rede farpas e acusações entre os candidatos, que encontram no Twitter um dos terrenos mais férteis para sua proliferação.

A hashtag (etiqueta que ajuda a ranquear os assuntos discutidos no Twitter) “Cala Boca Dilma” chegou a liderar a lista de tópicos mais populares em português no Twitter. No dia 12, por exemplo, estava em quinto lugar, acima até do nome do candidato José Serra, que estava na nona posição. A hashtag surgiu para criticar o desempenho de Dilma Rousseff (PT) em entrevista para o Jornal Nacional da Rede Globo. Aos defensores da candidatura petista, o sucesso da hashtag seria fruto de uma estratégia de campanha de José Serra (PSDB), envolvendo até o uso de um robô para reproduzir em série a etiqueta e falsear os resultados.

Os 140 caracteres usados em cada tuíte são suficientes para uma série de ataques aos adversários. Uma visita ao serviço revela a existência de uma grande quantidade de perfis dedicados a defender uma das candidaturas – ou, como é mais comum, para abrir fogo contra os demais. Dilma Rousseff, por exemplo, é “homenageada” com perfis que variam do ataque explícito como “dilmaterrorista” e “ForaDilma” a ironias tipo “DilmaHussein”. José Serra é alvo de ataques semelhantes em perfis como “serramente” e “SerraColirio”…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo