Arquivo

Segunda parte. Bruno Lima Rocha reflete sobre as fundações de “apoio” e o canto da sereia

 “…Uma fundação de “apoio” com 400 projetos circulando no submundo das terceirizações e sistemistas, é o lado B de uma espiral louca de editais de Cnpq, Capes, Fundação Ford e etc. Não há problema em concorrer por recursos extras. O problema de comportamento se dá na ausência de recursos fixos sem ter de concorrer entre iguais ou quase iguais. Se para uma simples bolsa de iniciação científica dificilmente se vê um concurso universal e ilibado, que dirá para uma vaga de docente, ou pesquisador, ou doutorando. Não há um professor, pesquisador ou pós-graduando brasileiro que não tenha uma história triste ou obscura para contar a respeito de uma seleção injusta ou “pouco republicana”.

 

Um passinho mais à direita e caímos no dinheiro circulando por debaixo da asa quebrada do Estado, escrevendo normas com seu braço direito e movido por ressentimentos como: “eu me esforcei por toda a vida e nunca obtive o reconhecimento e a compensação financeira do país ou da sociedade! …”

 

Os parágrafos acima são parte do artigo “As fundações de apoio e o canto da sereia – 1”, do jornalista e cientista político Bruno Lima Rocha, colaborador semanal deste site. Para ler a íntegra, basta ir ao lado, na caixa de Artigos. Ele foi postado neste sábado. Confira!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo