ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Assalto ao quartel e, enfim, a paz

Isso é história!

1923, 3 de novembro – …Nela (na Enfermaria Gal Portinho, da Cruz Vermelha Libertadora)… foram tratados alguns feridos do combate da Parada Chagas e vindos de outros pontos do Estado.

Prestaram seus serviços profissionais, não só na cruenta jornada de 3 de novembro como em outras oportunidades, os médicos Drs. Artur Filose, Francisco Mariano da Rocha, Nicola Turi, Amauri Lenz, Velentino Fernandez e Luis Garcia Mallo.

30 de novembro – Em consequência de rixas entre soldados provisórios e do exército, uns 130 homens do Parque de Aviação Militar, sob o comando do cabo Castilhos, revoltam-se e tentam atacar o quartel da Brigada. À noite de 30 para 1º, arrombam o depósito de armas e munições do Parque e marcham em direção à cidade, pela antiga estrada do Passo da Cancela, mas o estado de alcoolismo de uns e o arrefecimento de outros fazem com que se dissolvam antes de atingido o perímetro urbano. Muitos apresentam-se às autoridades militares, enquanto outros são presos. Comanda o Parque o cp. Gervásio Duncan Rodrigues.

14 de dezembro – É assinada a Paz de Pedras Altas, que põe termo à Revolução de 23.

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo