É HOJE? Adiamento da eleição para novembro está “bem encaminhado”, afirma o presidente da Câmara

É HOJE? Adiamento da eleição para novembro está “bem encaminhado”, afirma o presidente da Câmara

É HOJE? Adiamento da eleição para novembro está “bem encaminhado”, afirma o presidente da Câmara - 3a8a5a30-poder360-maia-eleição

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que a proposta de adiamento das eleições municipais seja votada nesta semana

Do portal especializado Poder360. Texto de CAIO SPECHOTO, com todo de Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na tarde desta 3ª feira (30.jun.2020) que a PEC (proposta de emenda à Constituição) que adia as eleições de outubro para novembro deve ser votada nesta 4ª feira (1º.jul.2020):

“Está avançando para que a gente consiga colocar a matéria em votação amanhã. Acho que está bem encaminhado para que a gente possa ter uma definição sobre esse assunto ainda durante o dia de 4ª feira”, declarou Rodrigo Maia.

A PEC já foi APROVADA pelo Senado. Transfere o 1º turno para 15 de novembro e o 2º para o dia 29 do mesmo mês. O motivo para a alteração é a pandemia. Existe o temor de que a votação e outros eventos vinculados ao processo eleitoral facilitem a disseminação do coronavírus.

O adiamento das eleições sofreu resistência na Câmara devido à pressão de prefeitos que tentarão se reeleger. Eles levam vantagem se a eleição for mais cedo por serem mais conhecidos do eleitorado que seus adversários.

Além disso, temem que, por causa dos efeitos da pandemia sobre a arrecadação, falte dinheiro para pagar salários. Atrasar vencimentos às vésperas do pleito dificultaria a reeleição.

Agora, líderes acreditam que já há votos suficientes para aprovar a PEC. São necessários ao menos 308, em 2 turnos. O que faltava era acordo para colocar o projeto em pauta, que Maia está construindo.

Poder360 apurou que foi negociado 1 repasse extra de R$ 5 bilhões a prefeitos, por meio de medida provisória que já tramita, a MP 938 de 2020. Esse dinheiro seria uma espécie de seguro para evitar o atraso nos salários…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *