CulturaEconomiaPrefeitura

ATENÇÃO. Índios têm direitos, sim, ao uso de espaço público. Mas há um limite

Vamos combinar o seguinte, e as patrulhas sempre de plantão que se aquietem um instante, por favor: os índios (assim como os ciganos e até os hippies) têm legislação federal protetiva. É verdade. Mas há limites muito claros expostos pela mesma lei.

Digo isso porque, de repente, não mais que de repente, a cidade se viu às voltas com uma verdadeira “invasão” indígena. Coincidentemente (?), no mesmo instante que, numa reivindicação histórica da comunidade, e medidas objetivas que começaram há cinco anos, o espaço público era liberado – ao mesmo tempo em que um lugar digno é colocado à disposição dos que antes o ocupavam.

Shopping popular: inequívoco sucesso inicial. Tomara que seja duradouro

Muuuito estranho tudo isso. Então, andei pesquisando e descobri o seguinte: é verdade que os índios podem ocupar espaço diferenciado. Mas eles precisam cumprir horários e não podem ter banca (ao estilo camelô e ambulante). Se isso acontecer – alô, alô prefeitura; alô, alô fiscalização – eles se igualam aos demais cidadãos e cumprem exatamente a mesma lei. Podem ir aos alfarrábios, que é isso mesmo. Não podem, simplesmente, se transformar em novos ambulantes, artesãos e camelôs. O poder público até pode procurar um lugar para eles (não necessariamente, claro, no centro), mas aí a situação muda de figura.

Palpite claudemiriano: tem gente se utilizando dos indígenas para outros fins. Que não são exatamente a proteção deles – que desta a lei toma conta e muito bem. Certo? Então vamos a outro tema: o sucesso inicial (e tomara que duradouro) do Shopping Popular (agora, Independência). Acerca disso, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem (foto inclusive) é de Maria Luiza Guerra. A seguir:

Shopping Independência funciona a todo o vapor

 Quem chega à porta do novo Shopping Independência rapidamente percebe a grande movimentação. Olhos curiosos passeiam entre as bancas e sacolas cheias de mercadorias saem nas mãos de pessoas que ainda comentam sobre a novidade.

Com as lojas a todo vapor, quem também está satisfeito são os comerciantes, que comentam sobre o bom volume de vendas. “Os compradores antigos estão nos procurando pouco a pouco, e daqui a algum tempo já vamos ter a clientela fixa de volta. Como peguei uma boa localização estou feliz mesmo é por fazer clientes novos”, declara a ex-camelô Jocelaine de Morais

 A movimentação no estabelecimento tende a aumentar nos próximos dias. Isso porque “a praça de alimentação deve abrir em breve”, conta um dos empreendedores do Shopping, Rafaelle Barbosa, que ainda prevê um prazo de aproximadamente duas semanas para a conclusão do terceiro piso do prédio.

Liliane Pedroso trabalha a dez anos no ramo e atualmente comercializa artigos com o símbolo do Brasil, para as comemorações da Copa do Mundo. Por enquanto são bonés, camisetas, vuvuzelas e bandeiras na banca de Liliane, que após o mundial de futebol serão substituídos por…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pô Delcatti o Roberto jogou uma Jabulane nas costas de voces, logo logo ele manda uma vuvuzela, Não deixem a jabulane quicando, kkkkkk. Bah mas lembro que o presidente Lulla ficou de “saia” curta na Inglaterra tentando explicar para o Primeiro Ministro dos gringos essa história de Elite branca de olhos azuis. Nosso Presidente tem a lingua presa mas quando solta diz muita bobagem, normalmente aplaudida pela grande “Mídia”.

  2. elite branca de olhos azuis, opa! faço parte disso entaum! rsrsrs
    e e a elite metalúrgica paulista e petista que transformou o país num berço de favores e num emaranhado de puxa-sacos neo-socialistas
    elite branca! essa é boa!

    A diferença do PT para o partido nacional social alemão é que em vez de suástica eles usam uma estrela pra disfarçar e esconder a quadrilha que acabou com o país!

    mentiras sempre vem a tona!
    chega de petistas!
    e as urnas provarão isso!

    até dia 3 de outubro caros companheiros!

  3. @Ricardo Bieri
    Não funciona em lugar nenhum, o Dom Ivo tentou uma vez ese frustrou,eles não convivem no mesmo ambiente entre povos diferentes (caiguangs e Guaranis)a questão indígena não é nada simples.

  4. O Serra é o neoativista pró-índios. Basta ver seu vice. (hehehe). Pena que a elite branca e de olhos azuis tupiniquim (do Serra, PSDB, PIG E CIA)tenha dizimado, durante 510 anos, esses povos tão sofridos.

  5. Ricardo Bieri, pergunte ao nosso atual prefeito, Cesar Schirmer, afinal até agora ele esta realizando projetos da adm Valdeci. Ex: Tunel da Rio Branco…Camelodromo(aquele mesmo que o sr. claudio rosa fez um escandalo) etc…sem contar o PAC…

  6. Santa Maria é uma das cidades mais condescendentes que conheço.
    Aqui todo mundo fala/defende/apóia/estimula os direitos e quando alguém lembra a outra face da moeda – os deveres – é apedrejado.

    Não existe um sentimento de comunidade.
    É fácil saber o que é um santacruzense; o que é um caxiense; até mesmo o que é um portoalegrense… mas alguém me diga: o que é ser santamariense?
    Qual o sentimento que une quem nasceu ou escolheu aqui para viver? Qual o compromisso assumido por quem vive aqui e aqui paga impostos na defesa da qualidade das coisas da cidade?

    Sem resposta para esta pergunta, continuaremos acolhendo não só as tribos de indiozinhos barrigudos que invadem o Calçadão, mas também as tribos que picham prédios e ruas, a tribo CORSAN, que fura ruas e não arruma, as tribos da UFSM, que vêm passar 4 anos estudando de graça e transformam algumas ruas em terra de ninguém, a tribo de delinquentes que colocam fogo em lixeiras, e todas as outras que fazem de Santa Maria uma terra de ninguém.

    É fácil culpar os políticos, independente de partido… mas e a nossa parte?
    Quando vamos começar a fazer?

  7. Muito bem lembrado pelo João Justino, sobre as cidades do Oeste de SC que adotam medidas normativas com relação ao Índio. Também faço a pergunta: “Por que não podemos adotar a mesma Norma e a mesma Fiscalização aqui em Santa Maria”? Dizer que o assunto “Índio” é um problema de esfera federal, é muito “cômodo”.

  8. Nos municípios da região oeste estado de Santa Catarina tem enormes placas espalhadas pelas entradas das cidades e nas principais vias informando sobre as regras de uso do espaço público com alertas especiais para ambulantes e indígenas, Santa Maria poderia adotar essa idéia.
    Lá se alguém chegar e se instalar sem levar em conta esse aviso, em menos de 20 minutos é convidado a se retirar pela fiscalização municipal, caso insista vem a polícia e toma proividencias.
    No Rio Grande do Sul , o pequeno município de Guarani das Missões assim procede também.
    Resultado, sem problemas com esse tipo de coisa.
    è óbvio que lá a oposição não atrapalha atos do executivo que são do interesse da maioria com fazia Claudio Rosa, Tubias, Pozzobom , João Carlos Maciel e outro por aqui à alguns meses atráz quando o governo era de outra bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo