CIDADE. Prefeitura e os empresários se reúnem para avaliar horário estendido das lojas e projetar o futuro
Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (10), com entidades lojistas e de shoppings centers para, juntos, avaliar como foi a ampliação do horário do comércio na semana de Dia dos Pais – o comércio pôde funcionar por sete horas – e projetar cenários para as próximas semanas. O objetivo do Poder Executivo é ouvir os representantes das entidades e, de forma convergente e segura, fortalecer as atividades econômicas.
O entendimento comum, tanto da Prefeitura quanto das entidades, é de que Santa Maria está em um caminho certo, sendo um case de sucesso se comparada com cidades gaúchas do mesmo porte. O secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, conduziram a reunião.
“Estamos todos juntos, buscando o melhor para a cidade no que se refere à saúde da população e o fortalecimento das atividades econômicas. Fazemos ajustes para garantir melhorias, tudo com cuidado e responsabilidade para manter os nossos índices”, destacou Cortez.
Nesta semana, o comércio retornou ao horário anterior: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e no sábado das 9h às 15h. Os shoppings centers também podem funcionar por seis horas, no horário compreendido entre 12h e 20h. Para as próximas semanas, a Prefeitura pretende, junto às entidades, e considerando o cenário diário da pandemia de coronavírus na cidade, criar um calendário para avaliar a possibilidade de ampliar os horários.
“Claramente, todos nós desejamos que as atividades econômicas retomem sua força, mas precisamos criar um ambiente seguro”, complementou Falk.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDM), Marli Rigo, o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir da Costa, e o assessor jurídico das entidades, Rafael Saccol Bagolin, também participaram do encontro, ressaltando que é preciso trazer as pessoas de volta ao consumo para garantir renda.
“Temos a compreensão de que Santa Maria tem sido uma cidade modelo, e queremos que volte a prosperar. Por isso, estamos aqui debatendo melhorias para a retomada do desenvolvimento”, destacou a presidente do CDL.
O administrador do Royal Plazza Shopping, Ruy Giffoni, e Camila Figueiredo, do Shopping Praça Nova, também fizeram suas ponderações ao Executivo.
“O objetivo de todos nós é o fortalecimento econômico dos diferentes setores. Todas reuniões são fundamentais para o entendimento e a compreensão de todas as partes”, ressaltou Giffoni.
A reunião também contou com a presença do presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Fernando Maffini. A intenção foi buscar melhorias no transporte coletivo, no intuito de diminuir aglomerações nas paradas de ônibus. Novas soluções serão estudadas pela entidade para atender a demanda.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.