Arquivo

Reforma política. Feriado na quinta deixa vazio o Congresso e só milagre faz debate andar

É assim em Brasília. Tirando o escândalo da hora, e o graaaande assunto, o affair Renan-Monica, e quem sabe uma ou outra repercussão em torno da Operação Navalha, nada mais será discutido no Congresso nesta curta semana. Leia, também, a nota imediatamente anterior.

 

O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, paralisa Câmara e Senado e votação alguma deve se proceder. Com isso, dificulta-se a abertura da discussão em torno da Reforma Política, apesar da promessa do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. Mas, pelo menos, já há algum tipo de consenso.

 

Um deles, e que está sendo subestimado pelos dirigentes partidários locais, é a questão da lista pré-ordenada de candidatos aos cargos proporcionais, vereadores inclusive. Pessoalmente, já acreditei menos nessa possibilidade. No entanto, o desgaste do parlamento, atingido frontalmente por escândalos sucessivos, pode levar à adoção de medidas até outro dia impossíveis.

 

Entre elas, claro, a votação nos partidos – ou federações partidárias a serem criadas, substituindo as coligações, para os eventos eleitorais e com duração mínima de um mandato inteiro – em vez de nos candidatos. Já imaginaram o forrobodó que acontecerá em Santa Maria, se isso de fato acontecer?

 

Em todo caso, não será nesta semana que a coisa vai andar. O que dá tempo para a articulação em sentido contrário, se for o caso. Ainda descreio que isso possa acontecer, mas não é bom duvidar. E torna-se conveniente pelo menos debater a possibilidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo