PrefeituraTrânsito

CIDADE. Prefeitura vai contratar uma empresa para realizar o serviço de “tapa-buraco” nas vias urbanas

Além de realizar o serviço, empresa terceirizada também ficará responsável por disponibilizar os materiais e mão de obra específica

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de João Vilnei/AIPM e Reprodução), da Equipe do Site

A Prefeitura de Santa Maria lançou licitação para contratar empresa de engenharia, que será responsável por prestar serviços de reparos localizados, o famoso tapa-buraco, nas vias urbanas do Município. O contrato será de um ano e o valor total é de R$ 4.173.419,09.

A licitação ocorrerá no sistema de registro de preços, processo já realizado pela Prefeitura em anos anteriores e que viabiliza diversas contratações por meio de uma única seleção. Na prática, otimiza tempo e investimento.

O processo permitirá que a empresa contratada, além de realizar o serviço, disponibilize materiais, como massa asfáltica, e mão de obra mais específica. Um exemplo são os calceteiros, funcionários que a Prefeitura não possui em seu quadro e que são necessários para a realização de reparos em vias pavimentadas com pedras, como é o caso da Rua César Trevisan, no Bairro Tomazetti, e da Rua Jorge Pedro Abelin e da Avenida Fernando Ferrari, ambas no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que passam por melhorias com base nesta modalidade de licitação.

Modelo de placas que serão utilizadas nas intervenções da terceirizada

A Prefeitura possui uma equipe que realiza o serviço de tapa-buracos de forma constante nas vias da cidade e que não será desmobilizada com a contratação na nova empresa. Além disso, a Administração Municipal também conta com equipes que realizam serviços diários de empedramento, patrolamento e compactação de vias na cidade.

Segundo o engenheiro civil e secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, é grande a demanda, hoje, para colocar as vias em condições de trafegabilidade.

“No geral, o que ocorre é que a demanda é muito acima da capacidade logística que a Prefeitura tem em relação a equipes. São necessárias várias equipes e não uma só de tapa-buracos. Em determinadas vias, o nível de deterioração é muito maior do que em outras. Naquelas vias com nível de desgaste muito elevado, em que é necessário um reparo mais intenso, é feita a contratação de empresa. Essas terceirizadas, além do serviço, podem fornecer material, como massa asfáltica. Já naquelas vias com menor deterioração, concentram-se as equipes da Prefeitura”, explica Gomes.

Os reparos são feitos a partir de roteiros elaborados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os quais levam em consideração fatores como: vistorias técnicas feitas por engenheiros do Município, solicitações dos contribuintes, protocolos abertos na pasta, vistorias realizadas em demandas que chegam até o órgão, estudos técnicos sobre fluxo de veículos e pedestres, acessos a unidades de saúde e hospitais, entre outros.

“Contratando terceirizadas para fazer serviços reparadores em certas vias, conseguimos contemplar um maior número de demandas no Município. Além dos reparos e manutenções, estamos com várias frentes de trabalho em obras extremamente importantes, algumas delas bem complexas, resolvendo problemas históricos de infraestrutura em Santa Maria”, destaca o secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.

Conforme o Termo de Referência da seleção, a terceirizada terá 72 horas, a contar da hora que receber a Ordem de Serviço (OS), para iniciar a manutenção. A empresa terá que executar a quantidade mínima de até 40 m² por OS.

Todas as obras solicitadas pela Prefeitura deverão ser sinalizadas com placa (0,80 x 1,20m), com a mensagem ATENÇÃO! PREFEITURA TRABALHANDO, a fim de evitar acidentes de trânsito.

O pregão está marcado para o dia 18 de agosto, às 8h30min, via Portal de Compras do Governo Federal (AQUI).  Confira AQUI o edital.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo