Arquivo

CPI do Apagão. Na queda de braço interna na oposição, deu DEM, que vai com tudo no Senado

Pois bem, haverá uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, para investigar os problemas no espaço aéreo brasileiro. E também em terra, com a Infraero de vilã, se depender da oposição – que é a patrocinadora da idéia. Qual oposição? Por enquanto, a do DEM, que tem a autoria da iniciativa protocolada nesta quarta-feira e para a qual contou com 34 adesões, inclusive alojadas em agremiações governistas.

 

O fato é, como noticiei aqui,bem no inicinho da madrugada desta terça-feira, continua a briga entre as legendas oposicionistas, especialmente as principais, DEM e PSDB. Esse último insistia em esperar decisão do Supremo Tribunal Federal e instalar a CPI na Câmara dos Deputados.

 

Afinal, o que determinou que, de uma hora para outra, os tucanos passassem a “apoiar” a proposta demista e fazer o serviço no Senado? Há quem diga que foi uma intervenção direta do governador paulista, José Serra, que almoçou com senadores do DEM e, ato contínuo, disparou orientações para seus liderados (sim, ele tem sua bancada interna no PSDB) que, de repente, se disseram solidários com os “aliados”. Por quê? Só Serra pode dizer.

 

De todo modo, como consequência, em algum momento, haverá duas CPIs para tratar do mesmo tema. O governo preferia, já que inevitável, o embate na Câmara. Ali, a maioria da coalizão chega a ser acachapante, entre os integrantes da Comissão. Já no Senado a situação é diversa. Embora deva ter a maior parte dos integrantes, a diferença pró-governo é de apenas um voto (sete contra seis) e os nomeados da base governista precisam ser pra lá de fiéis. Do contrário, a vaca pode ir para o brejo.

 

De positivo, para Luiz Inácio Lula da Silva, há dois fatores: um é que o DEM começa a ser considerado de “extrema-direita” (menos, por favor, menos, mas…), o que incomoda até mesmo seus parceiros. Outro é que Renan Calheiros, presidente do Senado, vai cumprir tudo quanto é prazo regimental, de maneira a atrasar ao máximo a instalação prática dos trabalhos.

 

E, de inhapa, se pode acrescentar um terceiro: do jeito que os parlamentares gostam de holofotes, em vez da tarefa investigatória, que ninguém duvide que a Polícia Federal consiga resolver antes a apuração que ela própria fará, a pedido do ministério da Justiça, na Infraero, a estatal que a oposição quer morder. Alguns, literalmente.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURAleia aqui a reportagem “Senado: oposição protocola pedido de abertura de CPI”, assinada por Eduardo Militão e publicada no site especializado Congresso em Foco.

Confira também a notícia“Serra articula fim da disputa entre DEM e PSDB sobre CPI do Apagão no Senado”, publicada na Folha Online, assinada pela jornalista Gabriela Guerreiro.

E vale a pena ler, por fim, a nota“Disputa por espaço no pano de fundo das duas CPIs”, da comentarista de política do SBT, Helena Chagas, publicada no Blog dos Blogs.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo