CulturaSanta Maria

CULTURA. ‘Live’ sábado lança a Feira do Livro. Que, neste ano, será “híbrida”. Confira os homenageados

Guido Isaia, Ronai Rocha, Laura Maria Fernandes e Carlos Alberto Bellinaso: os quatro grandes homenageados no evento deste ano

Da Assessoria de Comunicação da Feira do Livro de Santa Maria (*)

Vai ter Feira e vai ter live, sim!!!! A Feira do Livro de Santa Maria 2020 tem lançamento na tarde do sábado, dia 22 de agosto. A transmissão pode ser acessada via “live” no Facebook e You Tube do Theatro Treze de Maio a partir das 17h. Na ocasião, serão apresentados em vídeo os homenageados desta edição. Também será conhecida a campanha publicitária elaborada por acadêmicos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana, além de algumas atrações do Livro Livre. A Feira vai de 1º a 10 de outubro em formato híbrido, a ser explicado pela Secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Rose Carneiro.

O Patrono é Guido Cechella Isaia. O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e  presidente da Fundação Eny, que idealizou e criou. Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador e, juntos,  fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história. Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas, sobretudo a memória, seja da empresa, seja da cidade e de quem nela vive.

O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha. Ronai é Doutor em Filosofia pela UFRGS e professor aposentado da UFSM. É autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria entre 1985-1990.

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Ela trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, na atualidade, desenvolve suas atividades na escola estadual padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes, dedicando-se à hora do conto, atuando nas bibliotecas e como incentivadora à leitura. Participa do projeto  Mala de Leitura, do Patrono da Feira 2019 Maurício Leite.

O homenageado é Carlos Alberto Bellinaso. Autor de mais de duas dezenas de  livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.

(*) A Assessoria de Comunicação da Feira do Livro é feita por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Franciscana, tendo o jornalista Bebeto Badke como professor responsável.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo