Claudemir PereiraInternetJornalismo

NOVO RECORDE. 23,9 mil leitores únicos acessaram este sítio em maio. E eles clicaram 1,7 milhão de vezes

Leitores equivalentes a uma vez e meia a tiragem dos jornais diários no fim de semana
Leitores equivalentes a uma vez e meia a tiragem dos jornais diários no fim de semana

Aparentemente, a audiência é consolidada. Nos últimos quatro meses, ela variou dos 18 mil aos quase 24 mil leitores únicos, isto é, diferentes, ao longo de um mês. A questão que se coloca é outra: por quê? E cada vez mais se consolida o óbvio. Aqui há informação antes dos demais e, especialmente, diferente. Ah, e isso você poderá comprovar com a nota seguinte, logo em seguida, que trarão as mais lidas do mês.

Mais que independente (o que é claro para todos os que aqui aportam), com um viés inincontrável, por seus múltiplos compromissos, inclusive ideológicos, na mídia tradicional. Além de sinalizar, claro, que o futuro está chegando. Modéstia às favas.

Agora, os fatos de maio. Chegaram agora à tarde as últimas informações sobre a audiência do sítio no mês passado. O www.claudemirpereira.com.br utiliza duas fontes.

Uma é da Locaweb, em cujos servidores o sítio está alojado. Dela são o número de hits (isto é, cliques em qualquer ponto da página). Em maio, um recorde histórico. Foram nada menos que 1.724.355 (com média diária de 55.624) (*). Nunca antes, nos oito anos de história do sítio, esse patamar havia sido alcançado.

Outro é o Google Analytics. Trata-se de instrumento utilizado pelos principais portais do País e, também, do Rio Grande do Sul. O que lhe confere, claro, muita confiabilidade. Ele traz as notas mais lidas do mês (e também por dia) e, especialmente, o número de visitantes únicos. Isto é, o número de diferentes leitores que acessaram a página. E aí, um novo recorde histórico: foram, em maio, exatos 23.924.

Creia, é gente que não acaba mais. Para se ter uma ideia, isso significa uma vez e meia a tiragem dos jornais diários de Santa Maria, aos finais de semana, a principal deles. O que também é um recado claro para agências de propaganda e anunciantes – e um elogio também aos parceiros comerciais do sítio, que nele acreditam, especialmente porque é um excelente veículo para os bens e serviços que eles põem à disposição do mercado.

Agora, fica o desafio. Manter a média dos últimos meses. Não é fácil. Mas também não é exatamente difícil. Por quê? Porque, como diria o treinador de futebol Murici Ramalho: aqui se trabalha. E se trabalha muito. E se é feliz assim. Ponto.

(*) O número recorde de hits pode estar “contaminado”, nos primeiros sete dias do mês. Naquele periodo, foi publicado um “pop up” celebrando a audiência do site. Cálculos feitos pelos técnicos do sítio indicam que, como o hit era, digamos, obrigatório, pois ao abrir a página ele ficava visível, é possível descontar pelo menos 150 mil hits. Ainda assim, seria recorde, com 1,5 milhão, no mínimo – contra os 1,4 milhão de março, o recorde anterior.

Mesmo “descartando” 150 mil hits, recorde absoluto em oito anos de história do sítio
Mesmo “descartando” 150 mil hits, recorde absoluto em oito anos de história do sítio

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo