Eleições 2010. Tucanos levam Virgílio a sério e encaminham prévias para escolher candidato
Confira o que escreve o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, a propósito da discussão interna do PSDB nacional, em torno da escolha do candidato à presidência da República, em 2010. Depois, o meu comentário. A seguir:
PSDB fará prévia para escolher candidato de 2010
O tucanato começou a organizar, com mais de dois anos de antecedência, a eleição prévia que definirá quem irá representar a legenda nas eleições presidenciais de 2010. Até o final da semana, o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do partido, constituirá um grupo de trabalho para organizar a disputa interna.
Esboçada no final do ano passado, ainda na gestão de Tasso Jereissati (CE), antecessor de Sérgio Guerra, as prévias tornaram-se inevitáveis depois que Arthur Virgílio (AM) lançou-se como pré-candidato à sucessão de Lula. O tucanato passou a conviver com três pretendentes à vaga de candidato ao Planalto: além de Virgílio, os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas).
Embora o regimento interno do PSDB preveja a realização de prévias, o instrumento vinha sendo tratado como letra morta. Na sucessão de 2006, Geraldo Alckmin prevalecera sobre Serra numa articulação costurada por três grão-duques do tucanato: Tasso, FHC e o próprio Aécio. Com Virgílio no páreo, esse tipo de arranjo tornou-se inviável.
O formato das prévias presidenciais tucanas começou a ser discutido na noite passada, em reunião de Sérgio Guerra com integrantes da Executiva do partido. Antes de abrir o encontro, Guerra informou ao blog que sua intenção é a de aproveitar as eleições municipais de 2008 como laboratório da disputa interna de 2010. Pretende selecionar algumas capitais nas quais as prévias serão testadas, como projeto-piloto. Planeja realizar também um grande recadastramento, para aferir com precisão o número de filiados do PSDB em todo país.
Na semana passada, como sinal de que deseja ser levado a sério pelo partido, Virgílio encaminhara dois ofícios a Sérgio Guerra. Num deles, pediu que seu nome seja incluído nas sondagens eleitorais que o PSDB venha a encomendar. No outro, requisitou informações sobre os diretórios estaduais da legenda e os nomes dos filiados. Deseja, desde logo, apresentar-se internamente como pré-candidato…
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: o amazonense Arthur Virgílio é inexpressivo politicamente. Mesmo liderando o tucanato no Senado, comporta-se como um ventríloquo de Fernando Henrique Cardoso, que perdeu espaço para lideranças como José Serra e Aécio Neves – estes, sim, com voto e influência. Aliás, há quem veja na pretensão de Virgílio o dedo (e o corpo e a mente inteiros) de FHC, para embrulhar a disputa e converter-se, o ex-Presidente, em mentor da idéia salvadora. Conseguirá, apenas, penso, complicar a vida do PSDB, na chance única de conquistar a Presidência.
Ah, para fechar: sabe quantos votos obteve Arthur Virgílio como candidato ao governo do Amazonas, em 2006? Conte os dedos de uma única mão, faça de conta que é percentual e ainda assim não chegará ao total do apoio obtido pelo manauara. Mas ser Presidente da República é um desejo legítimo dele; que não se diga o contrário.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota PSDB fará prévia para escolher candidato de 2010, publicada por Josias de Souza. Para ler outros textos do mesmo jornalista, acesse aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.