Arquivo

Eleições 2010. Tucanos levam Virgílio a sério e encaminham prévias para escolher candidato

Confira o que escreve o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, a propósito da discussão interna do PSDB nacional, em torno da escolha do candidato à presidência da República, em 2010. Depois, o meu comentário. A seguir:

 

“PSDB fará prévia para escolher candidato de 2010

 

O tucanato começou a organizar, com mais de dois anos de antecedência, a eleição prévia que definirá quem irá representar a legenda nas eleições presidenciais de 2010. Até o final da semana, o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do partido, constituirá um grupo de trabalho para organizar a disputa interna.

 

Esboçada no final do ano passado, ainda na gestão de Tasso Jereissati (CE), antecessor de Sérgio Guerra, as prévias tornaram-se inevitáveis depois que Arthur Virgílio (AM) lançou-se como pré-candidato à sucessão de Lula. O tucanato passou a conviver com três pretendentes à vaga de candidato ao Planalto: além de Virgílio, os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas).

 

Embora o regimento interno do PSDB preveja a realização de prévias, o instrumento vinha sendo tratado como letra morta. Na sucessão de 2006, Geraldo Alckmin prevalecera sobre Serra numa articulação costurada por três grão-duques do tucanato: Tasso, FHC e o próprio Aécio. Com Virgílio no páreo, esse tipo de arranjo tornou-se inviável.

 

O formato das prévias presidenciais tucanas começou a ser discutido na noite passada, em reunião de Sérgio Guerra com integrantes da Executiva do partido. Antes de abrir o encontro, Guerra informou ao blog que sua intenção é a de aproveitar as eleições municipais de 2008 como laboratório da disputa interna de 2010. Pretende selecionar algumas capitais nas quais as prévias serão testadas, como projeto-piloto. Planeja realizar também um grande recadastramento, para aferir com precisão o número de filiados do PSDB em todo país.

 

Na semana passada, como sinal de que deseja ser levado a sério pelo partido, Virgílio encaminhara dois ofícios a Sérgio Guerra. Num deles, pediu que seu nome seja incluído nas sondagens eleitorais que o PSDB venha a encomendar. No outro, requisitou informações sobre os diretórios estaduais da legenda e os nomes dos filiados. Deseja, desde logo, apresentar-se internamente como pré-candidato…”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: o amazonense Arthur Virgílio é inexpressivo politicamente. Mesmo liderando o tucanato no Senado, comporta-se como um ventríloquo de Fernando Henrique Cardoso, que perdeu espaço para lideranças como José Serra e Aécio Neves – estes, sim, com voto e influência. Aliás, há quem veja na pretensão de Virgílio o dedo (e o corpo e a mente inteiros) de FHC, para embrulhar a disputa e converter-se, o ex-Presidente, em mentor da idéia salvadora. Conseguirá, apenas, penso, complicar a vida do PSDB, na chance única de conquistar a Presidência.

 

Ah, para fechar: sabe quantos votos obteve Arthur Virgílio como candidato ao governo do Amazonas, em 2006? Conte os dedos de uma única mão, faça de conta que é percentual e ainda assim não chegará ao total do apoio obtido pelo manauara. Mas ser Presidente da República é um desejo legítimo dele; que não se diga o contrário.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “PSDB fará prévia para escolher candidato de 2010”, publicada por Josias de Souza. Para ler outros textos do mesmo jornalista, acesse aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo