Destaque

COVID-19. Prefeitos da região recorrem da bandeira vermelha. Confira os argumentos apresentados

Gabinete de Crise do governo do Estado analisa os recursos e divulgará resultado na tarde desta segunda-feira (14). Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), e outros chefes de Executivo solicitaram que o governo do Estado reconsidere a inclusão da região na bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19), do Programa de Distanciamento Controlado. O resultado do recurso será divulgado na tarde desta segunda-feira (14).

O pedido de reconsideração é baseado em quatro argumentos: correção no indicador de ocupação de leitos por pacientes covid-19 (três pacientes internados são de fora da região); correção no indicador de ocupação de leitos por pacientes com síndrome respiratória aguda grave (três não são da região); correção no indicador de óbitos (uma morte teria ocorrido fora da semana em análise pelo governo estadual); e reforço das ações positivas que demonstram capacidade de gestão na pandemia.

“Neste último, o argumento apresentado reforça que o município de Santa Maria teve um aumento de 12% no número de curados (de 66% para 78% na semana), que aumentou o número de testagem (ultrapassando os 22 mil testes aplicados), e que as situações de surto já foram identificadas e estão monitoradas”, informa a Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria.

Ao final da noite deste domingo (13), a região possuía 89 de seus 129 leitos de UTI Adulto ocupados (taxa de ocupação de 69%).

Os hospitais com as maiores taxas de ocupação são: Hospital de Caridade de Santiago, 100%; IRDESI de Jaguari, 71,4%; e HUSM (72,4%), Caridade (78%) e Regional (65%), de Santa Maria.

Santa Maria, conforme o Boletim Epidemiológico da Prefeitura, registra 3.319 casos confirmados do novo coronavírus, 2,8 mil curados, 2.977 descartado, 5.404 suspeitos e 49 óbitos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo