CulturaPrefeitura

CULTURA. Tertúlia Nativista começa com Poesia e a piazada. Veja quem venceu. Hoje, a vez é dos adultos

Caroline Viana foi a apresentadora da noite inicial da Tertúlia Nativista, que teve realizadas a 4ª Tertúlia Piá e da 6ª Tertúlia da Poesia

Por MANUELA VASCONCELLOS (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria da Prefeitura

A retomada da 27ª Tertúlia Musical Nativista começou nesta sexta-feira (4). A primeira noite de um dos maiores eventos de música e poesia gaúcha do Estado foi de comemoração para os vencedores da 4ª Tertúlia Piá e da 6ª Tertúlia da Poesia (confira lista abaixo).

O festival é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e ocorre até este domingo (6) por transmissão online nas redes sociais do Theatro Treze de Maio, onde ocorreu a abertura do festival.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, destaca que organizar a 27ª edição em meio à pandemia de coronavírus foi um desafio, mas que rendeu bons frutos. A Tertúlia Musical Nativista recebeu 675 inscrições e foram selecionadas 10 para a fase geral, 10 para a fase local, 10 para a Tertúlia da Poesia, seis para a Tertúlia Piá e oito para a Tertulinha. Com foco no incentivo à cultura e com trabalho carinhoso de toda a equipe, o festival ocorre em novos moldes.

“Estamos vivendo um momento diferente. Da insegurança em nossos dias, à nossa readaptação. A coragem de cada um de viver uma nova cultura. Pensar essa 27ª Tertúlia é repensar um festival que é uma tradição importante para todos nós. E aqui estamos numa Tertúlia em casa. Então, sejam todos bem-vindos”, recepcionou Rose na abertura do festival.

A noite seguiu com as classificatórias da 4ª Tertúlia Piá e da 6ª Tertúlia da Poesia, que foram com transmissão de vídeos pré-gravados. A apresentação da noite foi da relações públicas Caroline Viana, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, diretamente do palco do Theatro Treze de Maio. Os jurados desta noite foram Bianca Bergman, Érico Rodrigo Padilha e Rodrigo Bauer. O show de Kayke Mello, que ocorreria na noite desta sexta-feira (4), foi transferido para domingo, às 19h, na abertura da Fase Geral da 27ª Tertúlia Musical Nativista.

O festival tem programação neste sábado (5), a partir das 18h30min, também pelas redes sociais do Theatro, com as classificatórias da 6ª Tertulinha e da Fase Local da 27ª Tertúlia Musical Nativista. A Tertulinha terá apresentação da 1ª Prenda do RS, Gabriela Rigão, e do 2º Guri Farroupilha do RS, João Gabriel Moreira. Os concorrentes também serão apresentados por meio de vídeos pré-gravados.

Já a Fase Local da Tertúlia será apresentada por Anelise Severo, e os concorrentes se apresentarão no palco do Theatro Treze de Maio. Porém, não haverá plateia no local para garantir o cumprimento das exigências sanitárias e de distanciamento social.

A 27ª Tertúlia Musical Nativista é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, com patrocínio do Sicredi e apoio do Galpão da Poesia Crioula, do CPF Piá do Sul e da Associação Tradicionalista Estância do Minuano.

Vencedores 4ª Tertúlia Piá

Categoria Piazito

– 1º lugar – Lindy Camini, de Alvorada

Com o poema ‘A Paz das Praças’, de Marcelo Domingues D’Ávila (da 5ª Tertúlia da Poesia)

– 2º lugar – Dara Netto, de Canoas

Com o poema ‘Certas Coisas’, de Silvio Aymone Genro (1ª Tertúlia da Poesia)

Categoria Piá

– 1º lugar – Rodrigo Machado Silveira Júnior, de Caçapava do Sul

Com o poema ‘Por Ter o Campo na Alma’, de Érico Rodrigo Padilha (4ª Tertúlia da Poesia)

– 2º lugar – Mariana Schirmer Pigatto, de Santa Maria

Com o poema ‘Ocaso’, de Carlos Omar Villela Gomes (2ª Tertúlia da Poesia)

Troféu por Participação Especial – Sofia da Rosa Crestani, de Tapejara

Com o poema ‘O Menino e o Pirilampo’, de Adão Pedro Bernardes (5ª Tertúlia da Poesia)

6ª Tertúlia da Poesia

– 1º lugar – Disseram que era Feitiço, de Moisés Silveira de Menezes

– 2º lugar – Antes de Nós, de Matheus Costa

– 3º lugar – Louco de Atar, de Carlos Omar Villela Gomes

Melhor Poema

– 1º lugar – Louco de Atar, de Carlos Omar Villela Gomes

– 2º lugar – Antes de Nós, de Matheus Costa

– 3º lugar – Na Cabeceira do Poente, Joseti Gomes

Melhor Amadrinhador

– 1º lugar – Alexandre Brunetto

– 2º lugar – Jean Carlo Godoy

– 3º lugar – Djonata Faquini

Melhor Declamador

– 1º lugar – Liliana Cardoso

– 2º lugar – Silvana Andrade

– 3º lugar – Neiton Perufo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo