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EDUCAÇÃO. Anos Iniciais da Rede Municipal de SM superam a meta nacional no IDEB. Confira os dados

Escola Municipal Antonio Gonçalves do Amaral, de Camobi, obteve as melhores notas, tanto nos anos iniciais (7,4) quanto nos finais (6,3)

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura, com foto de JOÃO ALVES (Arquivo/AIPM)

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino alcançaram a média de 5,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Resultado fica acima da meta nacional para esta categoria, que era de 5,7. Além de superar o indicador estabelecido para o País, os Anos Iniciais das Escolas Municipais de Santa Maria também ficaram acima dos índices previstos para os Municípios brasileiros (5,4) e para o conjunto das escolas que compõem a rede pública no Brasil (5,5). O IDEB referente ao ano letivo de 2019 foi divulgado na terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Secretária de Educação, Lúcia Madruga, comemora os indicadores alcançados no IDEB, pois são resultados positivos ao Município. A titular da pasta comenta que o crescimento foi significativo nos Anos Iniciais.

“Conseguimos verificar um aumento na média em relação à versão anterior, de 2017, e também a superação da meta nacional. Nos Anos Finais, embora não tenhamos superado a meta (5,2), mantivemos a média de indicador do levantamento anterior (4,6). Dá para verificar que os investimentos feitos na educação do Município estão se refletindo no processo de aprendizagem dos nossos alunos, o que resulta nestes bons resultados do IDEB”, salienta Lúcia.

Além dos indicadores gerais, a secretária celebra alguns destaques. Ela menciona a Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Antonio Gonçalves do Amaral, no Bairro Camobi, que tem os índices mais altos do Município nos Anos Iniciais (7,4) e nos Anos Finais (6,3).

Sobre percentuais, Lúcia fala sobre a EMEF Pedro Kunz, no Bairro Passo das Tropas, que se destacou no indicador deste ano, pois teve um crescimento de 58% no índice dos Anos Iniciais em relação a 2017. E a EMEF Pinheiro Machado, no Bairro Pinheiro Machado, cresceu 42% no indicador dos Anos Finais em relação à última divulgação do IDEB.

Para a superintendente do setor pedagógico da Secretaria de Educação (SMED), Gisele Bauer Mahmud, são muitos fatores que interferem para que as instituições de ensino melhorem seus indicadores, e que precisam ser considerados na hora da análise do resultado. Como as estratégias estabelecidas para participação das famílias dos estudantes, as metodologias adotadas e recursos pedagógicos apropriados. Também o processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem estabelecido pela escola, assim com a busca ativa constante que promove a frequência e combate à evasão e o insucesso escolar.

Gisele cita a EMEF Pedro Kunz, que é uma escola do campo, para mostrar como a união do Poder Público, corpo docente, estudantes, familiares e comunidade, pode apresentar bons resultados, respeitada a especificidade dessa modalidade e a diversidade do seu contexto.

“Não olhamos o indicador isoladamente, porque os diferentes contextos sociais, o Projeto Pedagógico, a diversidade de recursos e metodologias, o acompanhamento permanente da aprendizagem também influencia muito nos resultados. A Secretaria, junto com as escolas, faz um esforço imenso pela qualificação e valorização dos professores e servidores, e ver resultados como estes nos deixa muito feliz e nos encoraja a investir mais na educação municipal com vistas a alcançar as Metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação”, destaca a superintendente pedagógica.

Dados

Anos Iniciais

– 48 escolas avaliadas

– 32 com resultados divulgados

– 16 sem resultado divulgado

– Índice do Município – 5,8

– Meta nacional – 5,7

– Meta estadual – 5,9

– Meta de Santa Maria – 6,0

– Número de escolas acima da meta nacional (5,7) – 26

– Número de escolas que apresentaram crescimento em relação ao último IDEB – 14

Anos Finais

– 38 escolas avaliadas

– 15 com resultados divulgados

– 23 sem resultado divulgado

– Índice do Município – 4,6

– Meta nacional – 5,2

– Meta estadual – 5,1

– Meta de Santa Maria – 5,5

– Número de escolas acima da meta nacional (5,2) – 9

– Número de escolas que apresentaram crescimento em relação ao último IDEB – 9

Escolas que demonstraram maior crescimento no IDEB

Anos Iniciais

– EMEF Pedro Kunz – 58%

– EMEF Lívia Menna Barreto – 15%

– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 12%

Anos Finais

– EMEF Pinheiro Machado – 42%

– EMEF Alfredo Winderlich – 17,7%

– EMEF Pão dos Pobres – 17%

Melhores resultados IDEB 2019

Anos Iniciais

– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 7,4

– EMEF Duque de Caxias – 7,2

– EMEF Francisca Weinmann – 7,1

Anos Finais

– EMEF Antonio Gonçalves do Amaral – 6,3

– EMEF João Hundertmark – 5,8

– EMEF Padre Nóbrega – 5,5

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