Arquivo

Não custa lembrar. A diferença, para 2006, é que não haverá “segundona”. Pode apostar

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no meio da manhã de 25 de junho de 2006, um domingo:

“Primeira pesquisa Ibope confirma 1ª e 2ª divisões na disputa pelo Governo do Estado 

Recebi alguns recados entre o brabo e o desaforado, a respeito do que escrevi na coluna Observatório de sábado, e que reproduzi aqui. Nada mais grave, na verdade, mas dois ou três, entre o irado e o emocional, esqueceram de um fator fundamental para a análise: a racionalidade. Quando se pensa com o coração pode-se até acertar, mas a probabilidade de erro é considerável.
Aliás, quem não entendeu nada de manhã talvez tenha se desesperado completamente à tardinha, quando a televisão e o jornal divulgaram a primeira pesquisa do Ibope, contratada pelo grupo RBS, sobre a eleição para governador do Rio Grande do Sul.
Não. Este jornalista não é um bidu. Apenas observa, como pode, o que acontece aqui e alhures, na política estadual. E estuda bastante – que é o que conta, também – a história dos partidos e das pessoas que os lideram. Só isso. Apenas isso. Nada além disso.
Aos fatos. Germano Rigotto e o PMDB, Olívio Dutra e Yeda Crusius e a dobradinha PSDB/PFL são hoje a primeira divisão do pleito de outubro. Os demais são coadjuvantes. E beeeem coadjuvantes. A exceção, no cenário da Segundona talvez seja Alceu Collares. Por força exclusiva de sua sigla, o PDT, ainda consegue índice de 8%, contra os 11% de Yeda e os 26% da dupla lá de cima. Mas, pode.…”

 

Para reler a íntegra da nota, acesse aqui.

 

PASSADOS EXATAMENTE TRÊS ANOS da publicação da nota, e a ano e meio do próximo pleito, este sítio ousa deixar a modéstia de lado e dar uma de vidente – agora sim. Mas com base, sempre, na observação cotidiana do quadro político gaúcho. A grande diferença é que, em 2010, talvez não tenhamos segunda divisão – os coadjuvantes não terão chance alguma – e a primeira terá apenas dois contendores, o petista (Tarso Genro muito provavelmente) e um peemedebista (Germano Rigotto ou José Fogaça). Ponto.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo