CulturaPrefeitura

CULTURA. Daqui a pouco, a noite final da Tertúlia. Confira a relação das 14 composições classificadas

A noite final vai apontar os grandes vencedores de mais uma Tertúlia Musical Nativista
A noite final vai apontar os grandes vencedores de mais uma Tertúlia Musical Nativista

Na segunda noite da Tertúlia Musical Nativista, neste sábado, os jurados definiram as 14 (entre as 20 que concorreram) classificadas para a final e que vão compor o disco do festival. Também definiram os finalistas da primeira Tertulinha.

Para saber como foi a penúltima noite e acessar as classificadas, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Victor Carloto (com a colaboração de colaborou Suellen Krieger). A foto é de Vitor Mirailh. A seguir:

Segunda noite da XXII Tertúlia define finalistas do festival que encerra neste domingo. I Tertulinha também já tem suas canções selecionadas

Foram definidas na noite deste sábado (29) as 14 músicas classificadas para a final da XXII Tertúlia da Canção Nativa que ocorre, domingo (30). Foram apresentadas também as últimas 6 canções da I Tertulinha onde três foram selecionadas para grande final também no domingo. A noite foi marcada pela emoção da homenagem a Cesar Lindemeyer.

A noite quente de sábado foi um convite a mais para conferir as músicas da XXII Tertúlia que ocorre na Gare da Estação Férrea, em Santa Maria. Cerca de mil pessoas compareceram para ver os intérpretes e ouvir suas composições.  Antes dos artistas se apresentarem, a comissão organizadora do evento prestou uma homenagem à Cesar Lindemeyer que morreu no início do mês. Lindemeyer começou como intérprete de MPB em São Borja, sua terra natal, e entrou para música nativista em 1972 na II Califórnia da Canção Nativa. Ano passado, na XXI Tertúlia, ele ganhou o prêmio de música mais popular com a canção “Nostalgias de um Tempo Guri”.

Depois da homenagem, iniciaram as apresentações da I Tertulinha, para crianças de 5 até 13 anos incompletos. Seis músicas foram apresentadas onde se pode acompanhar o desenvolvimento de uma nova safra de talentos musicais dentro da música nativa do Rio Grande do Sul. Na sequência, as últimas dez músicas da XXII Tertúlia foram apresentadas ao público.

Segundo Silvio Genro, jurado do festival, é muito difícil escolher 6 músicas dentre as vinte canções somadas entre sexta e sábado. “O Festival alcançou um bom nível, tanto na dedicação dos intérpretes quanto no carinho dos arranjos formados pelos músicos, é doloroso ter de sacrificar 6 belíssimos trabalhos, mas é sina dos festivais e eles terão outras oportunidades eu tenho certeza”- complementou Genro.

Genro comentou ainda sobre a participação das crianças. Para ele, eventos como a Tertulinha são fundamentais para renovação artística do Rio Grande do Sul. “O que me agradou nas crianças foi a qualidade altíssima em que eles se apresentaram”, afirmou Genro.

Neste domingo (30) ocorre a grande final da XXII Tertúlia a partir das 20h30 na Gare da Estação Férrea. A entrada é um quilo de alimento não-perecível. As 14 músicas classificadas farão parte do CD e DVD do festival…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo