Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoTrânsitoUFSM

CIDADANIA. “Seja macho, dirija como mulher!”, eis o tema de uma campanha de trânsito surgida na UFSM

A questão de gênero, com a predominância de homens como vítimas e, sobretudo, causadores de acidentes de trânsito, é o objeto principal da campanha que surgiu a partir de um projeto de pesquisa da UFSM.

E será posta em prática, aliás, como você pode conferir, em detalhes, no material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. A seguir:

Projeto desenvolvido na UFSM dá origem a campanha de trânsito que trabalha a questão de gênero

 “Seja macho, dirija como mulher”. Uma campanha de conscientização sobre a violência no trânsito se baseia em dados oficiais para tratar do assunto sob uma ótica de gênero. Derivada de um projeto de pesquisa, esta atividade de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) procura alertar para o fato de que o número de homens vítimas de acidentes fatais é bem maior que o de mulheres. E na direção dos veículos acidentados também estão homens, em sua maioria.

Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), em 2012, do total de 2.091 vítimas fatais, 466 foram mulheres e 1.623, homens. Neste ano, de janeiro até agosto, das 1.477 vítimas fatais em acidentes de trânsito, 324 eram mulheres e 1.152, homens.

“A relação violência no trânsito e gênero surgiu da simples leitura dos jornais de segundas-feiras. Comecei a observar que a maioria dos acidentes que envolvem morte tem um homem na condução do veículo. Desta observação foi fácil relacionar o dado bruto com o conceito de gênero, que diz respeito às relações sociais que aprendemos desde crianças em relação a como ser feminino e como ser masculino”, explica a professora coordenadora do projeto “Violência no trânsito: uma questão de gênero?”, Fátima Perurena.

A ideia é brincar com os estereótipos. Pelas concepções sociais de gênero, a mulher é vista como má condutora, e o homem, como um bom motorista. Porém, diante dos dados de mortes – a campanha é voltada apenas aos acidentes com vítimas fatais –, objetiva-se que os condutores passem a dirigir com mais cuidado e menos agressividade.
Estão previstas panfletagens na cidade e no campus, entrega de cartilhas informativas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e divulgação em redes sociais e por meio de busdoors e outdoors.

A campanha “Seja macho, dirija como mulher” tem apoio da UFSM, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Prefeitura de Santa Maria.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo