Destaque

BASTIDORES. Pesquisa em Santa Maria, protesto de Bisogno, multa para candidato e Diversidade na Escola

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

O site Brasil 247 divulgou uma pesquisa realizada pela Studio Pesquisas e Consultoria Ltda em relação ao pleito majoritário de Santa Maria. O estudo indica que Jorge Pozzobom (PSDB) tem 22,8% da preferência do eleitorado, Sergio Cechin (PP) 17,7%; Luciano Guerra (PT), 15,7%; Marcelo Bisogno (PDT), 8,8%; Evandro Behr (Cidadania), 7,2% e Jader Maretoli (Republicanos), 5,3%. Os votos brancos e nulos somam 9,3% e os indecisos 13,2%.

A margem erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica que Cechin e Guerra estão empatados na segunda posição.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-07725/2020. O levantamento ouviu 600 eleitores entre os dias 19 e 20 de outubro.

A matéria do Brasil 247 você confere AQUI (AQUI).

Alô!

A Studio Pesquisas e Consultoria Ltda informa no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) que, no mínimo, 20% das entrevistas realizadas pela empresa são verificadas por telefone.

“O sistema de controle e verificação de filtros, cotas e crítica se dará por algoritmo no software (sistema automatizado) que aferirá as proporções determinadas no plano amostral e garantirá a aleatoriedade na apresentação das opções de resposta”, diz a empresa.

Ainda com base no PesqEle, consta que 23,6% da pesquisa foi realizada com moradores da região Central da cidade, incluindo os bairros Bonfim, Centro, Nonoai, Fátima, Lourdes, Rosário e Medianeira.

Para mais detalhes, clique AQUI e insira os dados referentes ao pleito atual na cidade de Santa Maria.

Robôs, não!

O candidato a prefeito Marcelo Bisogno (PDT) protocolou no Ministério Público uma denúncia contra a pesquisa.

“Nossa representação no MP contra pesquisa clandestina de robôs”, afirma Bisogno.

Para ter acesso à tramitação, clique AQUI e insira o número do processo: 01522.000.402/2020.

Itaara

O juiz eleitoral Rafael Pagnon Cunha, da 135ª Zona Eleitoral de Santa Maria, condenou o PSB e o candidato a prefeito de Itaara, padre Silvio Weber, à multa de R$ 53.205,00. A sentença deve-se a divulgação irregular de dados de uma suposta pesquisa eleitoral.

“As imagens publicadas no perfil do candidato PADRE SILVIO WEBER, na rede social Facebook, mencionando “VEM AÍ RESULTADO/PESQUISA. MARGEM DE ERRO ZERO”, seguido de outra postagem “PARABÉNS ITAARA PELO 24 ANOS. OBRIGADO 64,28%”, não fazem referência a Instituto de Pesquisa, registro da pesquisa no sistema PesqEle e demais requisitos mínimos da legislação em vigor”, diz trecho da sentença.

O juiz também determinou a exclusão das postagens pelo padre Silvio.

A ação foi representada por Cleo Vieira do Carmo (MDB), candidato a prefeito que concorre à reeleição em Itaara.

Para acessar os pormenores da sentença, clique AQUI.

Diversidade na Escola

O projeto de lei da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), que cria o  Programa Diversidade na Escola, segue gerando polêmica nos bastidores do Parlamento santa-mariense. Na terça (27), Luci e os vereadores Deili Silva (PSD), Daniel Diniz (PT) e Cida Brizola (PP) votaram contra relatório de Alexandre Vargas (Republicanos) favorável à manutenção do veto total do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) à proposta.

A votação ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apenas Juliano Soares – Juba (PSDB) acompanhou o voto do relator.

Como a maioria rejeitou o parecer, Cida Brizola foi designada como nova relatora.

A votação do veto está na pauta da sessão desta quinta-feira (29), que não terá a presença de Marion Mortari (PSD) e Celita da Silva (PT), que estão em Porto Alegre.

 

Aliás, na polêmica sessão em que o projeto foi aprovado (AQUI), em 9 de setembro, Mortari e Celita também estavam ausentes.

Nos corredores do Parlamento, o clima entre os vereadores é de indignação com a dupla.

“Se fosse qualquer outro (vereador) talvez não estariam (indignados). Mas o (candidato a) vice-prefeito da chapa de esquerda e uma professora que levanta a bandeira (da educação) se esconderem atrás de uma agenda em POA… Pessoal está buzina da vida”, comentou uma fonte do site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Também vejo o Cladistone e o Cechin mais próximo da forma de governar de Schirmer do que da forma de governar dos partido do número do azar, então não me soa estranho que o Guerra coloque eles como farinha do mesmo saco, e também obvio que somado a isso são os que estão a frente dele, isso faz parte do processo.

    1. Olhando daqui me parece que os petelhos não conseguem tirar muitos votos de Cechin, até pelo pessoal que o acompanha. Mais fácil tirar votos de Cladistone. Não sou especialista no assunto, mas parece uma mensagem muito complicada e sem muito foco. Parece o Cechin dando aula de italiano. Governo Cladistone tem avaliação de regular a boa. Não acompanho propaganda politica (não tem sentido), mas não vi grandes questionamentos da administração atual.

  2. Já tinha visto a pesquisa. Alguém comentou no rádio, fiquei sabendo depois. É só o trabalho de ir no site da justiça eleitoral e ver a empresa que fez a pesquisa e depois consultar o site da mesma.
    Na minha bolha a pesquisa mais ou menos fecha. Se os resultados forem estes mesmos e não acontecer nada diferente Cladistone está reeleito. Segundo turno dele com Cechin: recebe os votos da esquerda. Segundo turno dele com Luciano: recebe os votos dos eleitores do Cechin. É o chute levando a pesquisa em conta.
    Dado a ser observado na pesquisa completa, avaliação do governo Cladistone. Pista bastante visível: propaganda eleitoral do PT bate em Cladistone e Cechin, inclusive querendo vincular com o governo Schimer. Patético, mas não estão fazendo de graça.
    Total, pesquisa que vale é a da urna.

    1. Brando querido….voltei….já afirmei e volto a afirmar que quem vai para o 2 turno é o Cechin e o Guerra….Pozzobom está fora. Acredite em mim, sou uma vidente.

    2. Rose, Rose…Comento o que vejo, no caso a pesquisa. Que pode estar errada. Quanto a eleição, Barroso pode me esperar até setembro do ano que vem. Se eu não aparecer é porque não vou.

  3. Que viagenzinha mais fuleira essa dos vereadores Marion e Celita, hein! Gerar despesas para ser atendido por assessora de deputado, pedindo indicação, sim indicação, na base do “põe nossa cidade na listinha das emendas”. Não se ofendam, mas está faltando vergonha. Não tinha sessão na CMSM? Nem todo mundo é trouxa, tá bem?

  4. Pesquisa por telefone, ora …ora….ora…vamos levar a serio, este resultado é mais tendencioso que qualquer modismo, o Pozzobom nem vai para o 2 turno, vai ser uma disputa da esquerda e da direita, tenho dito desde abril, o editor chefe pode buscar ai tudo que comentei e divulgar…se errar me retiro como comentarista ….quero ver divulgado tudo que falei aqui….então estou louca…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo