Arquivo

Incrível! A briga feia entre Globo e Record, ou o grande forrobodó interno na mídia grandona

Atenção, não chega a ser inusitado. Outro dia, mesmo, publiquei aqui um interessantíssimo Editorial da Folha de São Paulo em que ela desancava a Rede Globo. Isso, nos idos dos anos 90. Quer dizer, vez em quando, a mídia grandona trava uma disputa.

 

Agora, mesmo, estamos assistindo uma que, queeeem sabe, ainda pode resultar em lucro para o distinto público. Quer saber mais? Confira o que escreve o jornalista especializado Daniel Castro, na coluna “Outro Canal”, do jornal Folha de São Paulo, reproduzido pelo site Sulrádio. Lá embaixo, um comentariozinho claudemiriano.

“Record acusa Globo de “operação covarde”

Em editorial lido ontem (segunda-feira) no “Jornal da Record”, a Record atacou a Globo, acusando-a de ter feito “uma operação covarde e leviana para impedir o sucesso do lançamento da Record News“, com a presença do presidente Lula, na última quinta.

A Record disse que a Globo sempre operou no “subterrâneo do poder constituído” e que já usou “o Brasil e os brasileiros para os seus interesses mais vis”, citando “a falsificação de documentos cometida pela família Marinho na época da compra da TV Globo de São Paulo”, alvo de um processo que corre na Justiça do Rio.

Segundo a Record, o editorial foi uma resposta à “pressão desesperada” que a Globo fez nos bastidores, na semana passada, para sensibilizar ministros de que a Record News é uma operação ilegal, já que a Record tem dois canais abertos na cidade de São Paulo.

O editorial citou texto publicado no blog do jornalista Josias de Souza, na Folha Online. Souza informava que Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, procurou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e se queixou da duplicidade de canais da Record na capital. A assessoria do ministro confirma que ele recebeu queixas de Guimarães e que sugeriu “ajustes” à Record News, mas nega ter agido nos bastidores em prol da Globo.

A Record negou que a Record News seja irregular. A legislação proíbe uma mesma pessoa ou entidade de explorar “mais de uma outorga do mesmo tipo de serviço de radiodifusão na mesma localidade”. A Record diz que a TV Record de São Paulo é do bispo Edir Macedo, mas a Rede Mulher, nome oficial da Record News, não.

Outro lado
Ontem à noite, a Central Globo de Comunicação enviou uma nota à imprensa na qual definiu como “calúnias requentadas; todas já desmoralizadas pela Justiça” as acusações da Record. “Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação de fé religiosa queira também manipular a opinião pública.”

COMENTARIOZINHO CLAUDEMIRIANO: gostaria muito que essa brigalhada toda pudesse resultar em alguma coisa boa para a população. E até acho que isso poderá proporcionar, ao final, alguma coisa boa para o telespectador. Mas, como gato escaldado, tenho a convicção que o bafafá tem muito mais a ver com o senhor mercado do que propriamente com o interesse público. E tenho dito..

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui , se desejar, outras notas publicadas pelo site especializado Sulradio.

Lei também a reportagem “Guerra Record x Globo chega à Abert; ministro nega pressão”, da Folha Online.

Como curiosidade, confira também a nota  “Documento. Um incrível editorial do tempo em que a mídia grandona brigava consigo mesma”, que publiquei aqui em 28 de setembro passado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo