Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Entre a esperança e a realidade, opções são escassas (inexistentes?) para o PP santa-mariense

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segunda-feira, 29 de fevereiro, no jornal A Razão:

Dirigentes do PP local agarram-se a uma esperança, mas a decisão lhes foge ao controle
Dirigentes do PP local agarram-se a uma esperança, mas a decisão lhes foge ao controle

Entre a esperança e a realidade, opções do PP

O colunista pode perceber, in loco (era o único jornalista presente), na reunião do diretório do PP, quinta passada, o grande drama de um dos maiores partidos na cidade. Totalmente dependente de uma decisão que lhe foge do controle: a possibilidade legal ou não da candidatura de José Farret à Prefeitura.

Estende-se o prazo ao máximo e agarra-se a uma esperança. Mas a realidade dura impõe a tomada de decisões que, pode-se perceber, não empolgam, não obstante o discurso público otimista.

Comissão de notáveis terá até dia 11 para sugerir nome do vice de Farret. Que se transformará automaticamente em candidato a prefeito, se o grande líder ficar inviabilizado. O diabo é que ninguém quer concorrer a prefeito. Preferem aliança. Provavelmente com Jorge Pozzobom. Mais remotamente com Werner Rempel.

Então… é bastante improvável que se encontre um vice, nessas circunstâncias. É ou não um drama e tanto, esse dos pepistas?

ESQUERDA-ESQUERDA…

Os partidos são normalmente pequenos, mas aguerridos e com ideologia firme. Isso ajuda a explicar o que, para o ser comum, é difícil entender: por que se dividem tanto aqueles que o colunista costuma chamar de “esquerda-esquerda” – em Santa Maria representada por PSOL, PSTU e PCB. E que, invariavelmente, se desune nos episódios eleitorais.

…JUNTA, QUEM DIRIA?!

Aparentemente, porém, teremos uma surpresa no pleito de 2016. O PSOL, que já apresentou o nome de Alcir Martins, servidor da UFSM, como candidato a prefeito, deverá ter o apoio de PSTU e PCB. Só estaria faltando saber quem é o vice. Vai que isso inviabilize tudo. Não seria algo estranho, historicamente.

DIFERENÇAS À TONA

O debate em torno das articulações do andar de cima do partido, a propósito de um apoio formal a Fabiano Pereira, do PSB, como candidato a prefeito, permitiu, quanto mais não seja, que viessem à tona, aparentemente de forma irreversível, as diferenças de pensamento no peemedebismo de Santa Maria. E elas não são poucas.

SCHIRMER NO TCE

Prefeito Cezar Schirmer esteve, quarta-feira, no Tribunal de Contas do Estado, na capital. Onde já estivera, aliás, duas semanas antes. E onde vai regularmente, quase todos os meses, desde que assumiu o Palacete da SUCV, há sete anos e pouco. Sempre para tratar de assuntos de natureza técnica. É o que informa sua assessoria.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo