PolíticaSaúde

SAÚDE. Confira como foi a reunião de lideranças sobre gestão do Hospital Regional e superlotação no HUSM

POR MAIQUEL ROSAURO

A gestão do Hospital Regional de Santa Maria e a superlotação do Pronto Socorro do Husm foram o foco da reunião realizada hoje no campus da UFSM com lideranças da área de saúde. Os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) estiveram presentes na reunião. Abaixo, você confere como foi a reunião a partir do material divulgado pelas assessorias de imprensa dos parlamentares.

Primeiro, confira o texto de Tiago Machado, da assessoria de imprensa de Valdeci (foto Alex Lopes):

Lideranças querem decisão sobre Regional em 30 dias

"Queremos uma audiência com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, na semana que vem", disse Valdeci
“Queremos uma audiência com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, na semana que vem”, disse Valdeci

Reunidos por quase três horas, na tarde desta quarta (17), no campus da Universidade Federal (UFSM), lideranças da área da saúde de diversos municípios e instituições da Região Central vão intensificar a cobrança por uma decisão sobre a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. A posição das autoridades é que o anúncio sobre esse tema ocorra em, no máximo, 30 dias pelo governo do Estado. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que coordenou o encontro, essa decisão é fundamental para o sistema de saúde regional. “Um ano se passou, e o Regional continua sem ter a sua forma de administração definida.Sem isso, não haverá avanços e, principalmente, vai se retardar cada vez mais o começo dos atendimentos. O Estado tem de dar fim a essa novela”, afirmou.

De acordo com Valdeci, a posição das lideranças regionais será levada oficialmente até a Secretaria Estadual de Saúde por ele e pelos outros três deputados que representam a Região Centro na Assembleia Legislativa: Jorge Pozzobom (PSDB), Bombeiro Bianchini (PPL) e Liziane Bayer (PSB). “Essa causa une todas as bancadas que defendem a região no Parlamento gaúcho. Queremos uma audiência com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, na semana que vem. Lá, vamos expor as prioridades levantadas na reunião de hoje”, ressaltou Valdeci.

Além disso, foram deliberados outros dois encaminhamentos no encontro: o reestabelecimento da rede de apoio ao HUSM – integrada por hospitais de municípios vizinhos – que está inativa desde o ano passado, e a apresentação do plano regional de urgência e emergência. Ambas as iniciativas serão cobradas da Secretaria Estadual de Saúde e da 4º Coordenadoria Regional de Saúde também no prazo de 60 e 30 dias, respectivamente.

Afora os deputados estaduais, o concorrido encontro desta quarta contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Burmann; da superintendente do HUSM, Elaine Resener; da diretora de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde, Laura Sarti; de diversos vereadores e secretários de saúde da Região Centro e de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde, da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), do Corede Centro, do Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público Federal.
Agora, confira a matéria de Thiago Buzatto, da assessoria de Pozzobom (foto de Guilherme Cortez):

Pozzobom: “a única saída para resolver a superlotação do HUSM é a abertura imediata do Hospital Regional”

"Há mais de um ano, venho defendendo que seja repassada a administração do Regional para a Ebserh", disse Pozzobom
“Há mais de um ano, venho defendendo que seja repassada a administração do Regional para a Ebserh”, disse Pozzobom

O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Jorge Pozzobom, participou na tarde desta quarta-feira (17) da reunião realizada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para debater a superlotação do Pronto-Socorro da instituição. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, e contou com a participação do Reitor da UFSM, Paulo Burmann; da superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no HUSM, Elaine Resener; do deputado estadual Bombeiro Bianchini; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Pastor João Chaves; e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público Federal, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, e de secretarias de Saúde de municípios da região.

Pozzobom afirmou que, embora todas as iniciativas apresentadas auxiliam a reduzir a superlotação do HUSM, o problema só será resolvido com a abertura do Hospital Regional. “O HUSM é um grande patrimônio que nós temos, e a gestão da dra Elaine Resener valoriza esta que é uma das instituições mais importantes da região. Mas sozinho, o HUSM não tem capacidade de atender a todos. É por isto que, há mais de um ano, venho defendendo que seja repassada a administração do Regional para a Ebserh, que imediatamente conseguiria contratar mais de mil profissionais para atender a toda a demanda de Santa Maria e região”, afirmou. O parlamentar encerrou destacando que espera ter, nos próximos 30 dias, a decisão do Governo do Estado sobre a administração do Regional para que, ainda no primeiro semestre, todo o processo de contratações esteja concluído.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo