Política

LUNETA ELETRÔNICA. Temporal, Fabiano Pereira, Valdeci Oliveira, vereadores, comércio e Judiciário

No Parque Itaimbé, dezenas de árvores cederam ao vendaval. Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro

* O temporal que arrasou Santa Maria na madrugada de quinta-feira (19) provocou uma grande onda de solidariedade no meio político. Líderes de diferentes partidos se colocaram a disposição do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para enfrentar o rastro de destruição registrado em todo o município.

* O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira (PSB), reunirá nesta sexta-feira (20), em Santa Maria, os coordenadores de órgãos estaduais com sede regional no município para o diagnóstico e encaminhamento de ações urgentes de apoio aos atingidos pelo temporal. A reunião também servirá para o levantamento dos estragos nos prédios do Estado.

* Conforme Fabiano, a ideia é organizar uma força-tarefa entre os órgãos estaduais para o apoio às famílias e às comunidades prejudicadas. A reunião será realizada às 16h, no auditório da Unidade de Saneamento de Santa Maria (Rua Coronel Niederauer, 1355).

* O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ligou para Pozzobom, no final da manhã de quinta e conversou com o tucano e o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) sobre os efeitos do temporal.

* Valdeci lembrou que, quando foi prefeito de Santa Maria, em 2002, vivenciou situação similar. O petista colocou o gabinete e a estrutura da Assembleia Legislativa à disposição do Executivo.

* Em Santa Maria, vários vereadores colocaram o pé no barro e cruzaram por diversos bairros auxiliando a comunidade desde os primeiros raios de sol de quinta.

* Alguns usaram as redes sociais para compartilhar informações de utilidade pública, como os locais onde poderiam ser entregues donativos às famílias atingidas. Já outros divulgaram fotos dos prejuízos e do auxílio que prestavam nas comunidades.

* O comércio no Centro da cidade, praticamente, não funcionou nessa quinta. Na Rua do Acampamento, algumas lojas se arriscaram a abrir mesmo sem luz, outras simplesmente fecharam as portas e dispensaram os funcionários. O Santa Maria Shopping, no Calçadão, não abriu.

* O poder Judiciário também enfrentou problemas com o temporal, como destelhamentos das unidades, falta de energia elétrica e, óbvio, ausência de internet.

* O expediente, as audiências e os prazos processuais do Foro Trabalhista foram suspensos na quinta e também nesta sexta. A determinação foi do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho e diretor do Foro, Gustavo Fontoura Vieira, e do juiz titular da 2ª Vara do Trabalho, Fernando Formolo.

* Na Justiça Federal, o juiz Loraci Flores de Lima também determinou a suspensão dos prazos processuais nessa quinta.

* Já o juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada determinou o fechamento do Foro da Comarca de Santa Maria na quinta, assim como a suspensão das audiências e dos prazos peremptórios.

* Mas o que chamou mesmo atenção foi a forma como o documento oficial foi redigido, através de uma velha e confiável máquina de escrever:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo