Arquivo

Coluna Observatório. “Uma (boa) briga de foice no escuro”

Plenário da Câmara deve

contar com as mesmas

14 vagas hoje existentes

 

 

Faz pelo menos seis meses que a Câmara dos Deputados tenta votar uma Proposta de Emenda Constitucional que aumenta o número de vereadores, retomando a quantidade que havia até 2004. E não consegue. Embora a PEC, na verdade, já esteja tramitando no Congresso há pelo menos dois anos. Inexiste acordo em torno do projeto, cuja autoria inicial (depois, várias emendas surgiram) é do gaúcho Pompeo de Mattos, do PDT.

 

Santa Maria, dependendo da correção que a proposta venha a ter, para aceitação mais ampla, poderia voltar às 21 vagas anteriores. Ou, quem sabe, subir de 14 para 19. Para isso, porém, um longo caminho tem que ser percorrido. Antes, a votação na Câmara, em dois turnos. Ah, e como há mudança na Constituição, o quorum mínimo para aprovação é de 3/5 dos deputados. Ou 308 votos. E depois, bem, depois a PEC vai para o Senado. Lá, recomeça tudo de novo, e, se chegar ao plenário até junho do ano que vem, e for aprovada (serão necessários, então, 49 votos), entrará em vigor.

 

Objetivamente: não creia em mudança. Pelo menos não é com o que trabalha este colunista – que, aliás, é favorável à proposta. E, aparentemente, a menos que pretendam conviver com a ilusão, também não é o número com que raciocinam os partidos políticos santa-marienses, que estou montando suas chapas para o pleito proporcional.

 

Resumindo: a disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores, em 2008, será tão ou mais esganiçada quanto à verificada em 2004. Uma verdadeira “briga de foice no escuro”. Pode apostar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo