CampanhaEleições 2010Partidos

E O ELEITOR? Se ficar neutra, Marina será minoria num PV com direção serrista

Quantos votos teve Marina Silva, a candidata “verde” à Presidência da República? Exatos 19.636.359. Ou 19,33% dos válidos. Para vencer a eleição, na hipótese de que os de Dilma Rousseff mantenha os que já teve no primeiro turno, o tucano José Serra precisa conquistar pelo menos 16 milhões. Tarefa, racionalmente falando, pra lá de complicada. Sempre supondo, claro, uma quantidade semelhante de abstenções, nulos e brancos, em 31 de outubro. E sempre supondo, também, que os outros votos (dados aos demais candidatos) sejam equilibrados entre a petista e o tucano.

Mas, aqui, o assunto (e não é outro, na verdade) é o PV. Como se comportará o eleitorado. Ninguém sabe. Nem mesmo, talvez, os dirigentes. Cada qual está pensando em sua própria opinião. Tanto que, é o que parece, Marina Silva gostaria de ficar neutra. Parte de seus aliados vai de Dilma; e outra é Serra desde criancinha. Inclusive,informa-se, a maior parte dos dirigentes dos “verdes”. Não seria outra a razão, inclusive, para a tentativa de adiar ao máximo uma posição institucional da sigla.

A propósito de todas essas circunstâncias, inclusive a maioria pró-Serra num PV ao qual Marina aderiu há apenas um ano, acompanhe reportagem publicada na versão online da Folha de São Paulo. A seguir:

Marina muda tática para enfrentar direção do PV

Sem maioria na Executiva Nacional do PV, Marina Silva adotou nova tática para ganhar força na queda de braço com o comando da sigla, que se inclinava a declarar apoio imediato a José Serra (PSDB).

Depois de propor no domingo uma “plenária” com intelectuais e apoiadores de fora do PV, ela defendeu ontem que a decisão seja tomada por uma “convenção nacional” do partido, a ser convocada em até 15 dias.

Marina disse que anunciaria sua decisão após o encontro, sem deixar claro se acataria a decisão aprovada.

Filiada ao PV há um ano, ela controla apenas 10 dos 60 votos da executiva. Aliados admitem que o órgão tende a apoiar Serra mesmo que ela confirme a intenção de se declarar neutra…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Achei a convenção do PV, uma forma de trazer o partido para o centro das eleições no segundo turno. Houve um exagero de alguns meios de comunicação, divulgando que tudo estava nas mãos de Marina. Dilma não levou de primeira apenas por 3 pontos!!! O PV se aproveitou para ter mais destaque , já que é um partido pequeno, e contou com a figura de Marina, que também veio a ficar mais conhecida dos brasileiros, por ter feito parte do governo Lula. Uma convenção fajuta,tanto que agora é só entrar em blogs e vemos os militantes do PV apoiando Serra. Eles tudo bem, mas Marina ficar na dúvida entre um projeto e outro? Critiquem quem quiser, mas é inegável o avanço que tivemos netes oito anos. E são os pobres que fazem esta constatação, não apenas os números frios de uma pesquisa.

  2. Olá boa noite.
    Esse prazo de 15 dias dado pela Marina eh bem sintomático de quem quer favorecer a candidatura Oficial, retarda ao máximo a decisão, e depois puxa o tapete. Qualquer que seja a decisão na quase anti véspera das eleições (cinco mais quinze é 20 de outubro) soh complica a vida do Serra e acaba por favorecer a Dilma mesmo que anuncie a neutralidade. O tempo é exíguo, e cabe a dona Marina e o seu (nem tanto dela PV) dizer de que lado está. Nem Serra, nem Dilma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo