Definitivamente, uma terça-feira bastante diferente dos dias anteriores, no que toca à incidência do novo coronavírus em Santa Maria. Menos pelos dados DIVULGADOS há pouco pelo Boletim Epidemiológico da Prefeitura Municipal, e bem mais pelo inusitado crescimento da quantidade de internados nos hospitais da cidade (veja mais abaixo).
Por partes. O Boletim apresenta, com pouca variação, relativa estabilidade nos números (veja na imagem acima), com evolução em quase tudo semelhante, a cada 24 horas. O leitor mesmo pode acompanhar (e fazer a comparação) com os dados abaixo, desta terça-feira e, entre parênteses, os mostrados ONTEM, segunda. Confira:
Casos confirmados: 6.552 (6.508)
Descartados: 3.725 (3.703)
Casos suspeitos: 1.043 (966)
Pacientes curados: 6.147 (6.132)
Óbitos: 104 (104)
Já em relação aos hospitalizados, depois de muito tempo na casa dos 50, de novo se elevou. E de forma abrupta. Em apenas 20 quatro horas, o total de pacientes subiu mais de 10%, se aproximando dos 70. E mais, com quatro crianças em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os dados (veja na imagem abaixo) disponíveis desde agora há pouco no site da Secretaria Estadual de Saúde apontam para 69 pacientes (inclusive quatro crianças), quando eram 56 na segunda-feira. Já os ocupantes de leitos de UTI subiram de 28 para 29 (24 casos confirmados e cinco suspeitos – incluídas as crianças)
Agora você confere a situação desta terça-feira em cada um dos hospitais referência em atendimento ao coronavírus em Santa Maria: Hospital de Caridade (33 internados, sete em UTI), Universitário (12 pacientes, dez deles – inclusive as quatro crianças – em UTI), Casa de Saúde (um) e Regional (23, 12 deles em UTI).
Efeito “passeios, visitinhas e churrasquinhos” de 2/novembro. Parabéns aos envolvidos.