DestaqueSaúde

COVID. Estado volta a ter maioria de regiões sob Bandeira Vermelha. Santa Maria segue alaranjada

Oito novas áreas avermelhadas. E as amareladas perderam o seu status

Do Correio do Povo / Imagem de Reprodução

O Rio Grande do Sul voltou a ter um número maior de regiões com a bandeira vermelha na 28ª rodada do mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira. De acordo com a nova avalição do Governo do Estado, oito áreas passaram da bandeira laranja para a vermelha – Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Santa Rosa, Passo Fundo e Caxias do Sul – que se juntam às regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo que permanecem como alto risco epidemiológico para o coronavírus. 

No total, onze regiões foram classificadas preliminarmente com a bandeira vermelha. As áreas de Bagé e Erechim, que estavam em amarela, agora se somam às outras oito áreas do Estado em classificação de bandeira laranja – Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Pelotas. 

Aumento de hospitalizações 

Segundo o governo estadual, há pelo menos dois meses não eram registrados altos níveis de hospitalizações por Covid-19 e de internações em leitos de UTI. O número de internados em leitos clínicos chegou, nessa quinta-feira, a 914 pacientes, aumento de 22% na comparação com a semana anterior. Houve elevação de 14% de infectados por coronavírus em UTI, o que provocou queda de 11% na disponibilidade de leitos para tratamento intensivo em toda a rede.

Com esse quadro, o indicador que mede a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por Covid-19 no Estado recebeu bandeira vermelha, o que impactou as 21 regiões. As macrorregiões Metropolitana, Missioneira e Serra foram classificadas na bandeira preta (risco altíssimo) neste mesmo critério que mede a capacidade de atendimento dos casos que necessitam de tratamento intensivo. O único indicador que não apresentou elevação foi o de óbitos, com redução de 22%. As maiores variações foram em internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 (aumento de 22%) e registros de hospitalização (crescimento de 17%).

Nesta semana, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca das seis mil mortes por Covid-19. Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram contabilizados, nesta sexta-feira, 43 novos óbitos e elevou para 6.168 o número total de mortes relacionadas à doença desde o início da pandemia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo