EstadoMeio AmbientePartidosPolítica

GRAÚDOS NO XILINDRÓ. Respingou no PC do B. É?

Surgiu o primeiro sinal de que parte da falcatrua das licenças ambientais pode (pooode) ter chegado às campanhas eleitorais. As investigações – relembre-se -puseram um punhado de graúdos no xilindró. Entre eles os ex-secretários de Meio Ambiente do Estado (Carlos Fernando Niedersberg, do PC do b) e de Porto Alegre (Luiz Fernando Záchia, do PMDB), e de um outro ex-titular da pasta na província, Berfran Rosado (PPS). Este último colocado por Zero Hora (citando fontes policiais), como OPERADOR do esquema.

Mas, que sinal é esse, quais as consequências e as explicações, inclusive com “links” adicionais? Confira no material publicado originalmente na versão online de Zero Hora. A reportagem é de Adriana Irion. A seguir:

Operação Concutare: PF flagrou pedido de dinheiro para campanha do PC do B

A investigação da Polícia Federal (PF), que detectou a suposta existência de esquema de pagamento de propina em troca da liberação de licenças ambientais, flagrou também indícios de repasse de dinheiro para a campanha eleitoral de 2012.

Em interceptações telefônicas feitas com autorização judicial, Carlos Fernando Niedersberg (PC do B), então diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), apareceria pedindo valores para a campanha a vereadora de Jussara Cony (PC do B).

O pedido teria sido dirigido a Giancarlo Tusi Pinto, diretor do Instituto Biosenso. O instituto, de propriedade de Berfran Rosado (PPS), é destacado na investigação da PF como entidade por meio da qual ocorreria o pagamento de propina a agentes públicos visando à facilitação na obtenção de licenças ambientais em benefício de empresários. Berfran e Giancarlo, que estão presos, são definidos na investigação como “despachantes ambientais”. Niedersberg também está preso.

Durante a apuração, a PF registrou o suposto pedido de valores. Depois, monitorou os desdobramentos do assunto e teria verificado que houve a entrega de três parcelas de R$ 5 mil para Niedersberg. Não há confirmação de que o então presidente da Fepam tenha repassado os valores para a campanha de Jussara. A apuração ainda precisa ser aprofundada.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Agradeço, ao Editor, por cortar meu comentário.
    Porque as palavras, são, como tiros, depois de proferidas..Não tem volta. (NOTA DO SÍTIO – por incrível que pareça, e nem todos os leitores conseguem ter a compreensão do “aranha negra”, uma das funções do editor, cortando, é exatamente proteger o comentarista. Afinal, processos nunca são exatamente agradáveis. Gratíssimo por ter entendido o espírito do corte)

  2. Só porque reproduzi o discurso do Senador Pedro Simon, meu comentario foi retirado, ou por porque Eu, disse que a Dilma e o Tarso não vão se reeleger, e os motivos. (NOTA DO SÍTIO – Com absoluta certeza, não foram essas as razões do corte.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo