DestaqueEstado

ESTADO. Valdeci convida arquidiocese da capital a ingressar no Movimento Rio Grande Contra a Fome

Força-tarefa criada em 2022 amplia ações conjuntas pela segurança alimentar

Valdeci Oliveira e o arcebispo Jaime Spengler: convite para ingressar no Movimento Rio Grande Contra a Fome (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), formalizou , nesta terça-feira (4), convite para que a Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre integre o Movimento Rio Grande Contra a Fome, força-tarefa criada em junho ano passado e coordenada pelo parlamentar, com vistas a articular ações conjuntas em favor da segurança alimentar das populações socialmente mais vulneráveis.

Em audiência com o arcebispo da capital gaúcha e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, Valdeci destacou que os objetivos do Movimento estão em consonância com a Campanha da Fraternidade de 2023, lançada pela CNBB no início do ano, e que traz o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: Dai-lhe vós mesmo de comer!

“Para nós, termos a oportunidade de construir e trabalhar coletivamente com a Arquidiocese, é algo de extrema importância e relevância. Esse momento que vivemos é desafiador e temos de formatar ações concretas que deem respostas, mesmo que de forma pontual e emergencial, a quem mais precisa, a quem não tem acesso à comida. Nosso único objetivo é a solidariedade, forçar esse debate e reunir diferentes atores para que possamos potencializar as diferentes ações que vêm sendo feitas, muitas não associadas, para combater a extrema pobreza que tomou conta de parcela significativa da nossa população no último período “, defendeu Valdeci. 

“Certamente a questão da fome é escandalosa, um crime que nos diminui enquanto nação. Ver que o Brasil, apesar da pujança do agro, não consegue alimentar o seu povo, ver que a produção é para alimentar os royalties”, significa que nossa política econômica não está bem”, avaliou Dom Jaime.

Segundo o religioso, que também classificou a Campanha da Fraternidade desse ano como “profética”, devido ao alto grau de indigência a que chegaram grandes segmentos da sociedade, a Arquidiocese, que atua fortemente na arrecadação e distribuição de alimentos aos mais carentes, será parceira do Movimento.

“Quando optamos pelo tema não imaginávamos que a situação chegaria a esse ponto. Nos inspira São João, a passagem (da Bíblia) em que Jesus diz: Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância . E quando não há acesso à vida digna, sempre seremos a voz com as vozes atentas da sociedade”, afirmou o arcebispo.

Por solicitação de Dom Jaime, a coordenadora-executiva do Movimento Rio Grande Contra a Fome, Paola Carvalho, presente à audiência, fará os contatos necessários com a Cáritas (entidade da Igreja Católica que atua na promoção social, na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário) para formalizar a parceria junto ao comitê gestor do colegiado, que reúne todos os poderes do estado e conta com o apoio e atuação de inúmeras entidades e instituições da sociedade civil.

Somente no ano passado, o Movimento, em diversas atividades realizadas, arrecadou 230 toneladas de alimentos – entregues à Defesa Civil Estadual. E o Tribunal de Justiça do RS e a Assembleia Legislativa, a partir dos seus respectivos orçamentos, destinaram R$ 40 milhões para o Fundo Estadual de Assistência Social, administrado pela Secretaria de Igualdade, Cidadania e Assistência Social, para a compra de 140 mil cestas básicas, em benefício de mais de 600 mil gaúchos e gaúchas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo