Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSaúde

COVID. Central de Orientações da Vacinação acaba na terça. Foram 60 mil atendimentos em 20 meses

Dúvidas serão encaminhadas à seção de informações da Ouvidoria Municipal

Parceria da Prefeitura com a Fisma encerra atividades na terça-feira (6), contabilizando 65 mil atendimentos (Foto Divulgação)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Com o Município avançando nas aplicações de doses de reforço contra a Covid-19 e pela redução de dúvidas sobre os processos de vacinação deste imunizante, a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) vai encerrar o serviço da Central de Orientações da Vacinação Covid-19, do Centro de Referência em Cuidados de Enfermagem – EnfClin. Os últimos atendimentos ocorrem até a próxima terça-feira (6), conforme a assessoria da instituição. Após, a população deve contatar os demais números da Secretaria de Saúde.

A Central foi criada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro EnfClin Fisma em 20 de janeiro de 2021 já com a intenção de que fosse um trabalho momentâneo. Até agosto deste ano, mais de 65 mil esclarecimentos foram repassados à população de Santa Maria. Destes, 48.576 foram de janeiro a dezembro de 2021, e 16.955 de janeiro a agosto de 2022.

“Essa parceria da Prefeitura com a EnfClin foi capitaneada pela superintendente da Atenção Básica, Daiany Donaduzzi, que apontou um diagnóstico de que as informações sobre a vacinação precisavam ter suporte técnico para os diversos grupos que buscavam a vacina. A EnfClin cedeu a estrutura física e a Prefeitura cedeu os estagiários do curso de Enfermagem, que estavam com bolsa de estudos custeadas pelo Executivo Municipal, para prestarem o serviço. Foi uma experiência maravilhosa, um acordo de cooperação muito bom, que facilitou informações a toda a população santa-mariense. Também auxiliou a Prefeitura a entender como poderia se comunicar com o público, a partir dos cards nas redes sociais, chamadas nas rádios, na TV, enfim… Nos ajudou a melhor comunicar para toda a cidade a importância da vacinação e como repassar as informações sobre cada ação”, destaca o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Agora, os estagiários que atuavam na EnfClin vão fazer ações de acolhimento em unidades de saúde. Já o direcionamento de dúvidas a seção de informações da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (55) 3921-7219, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min. Vale lembrar, que a agenda de vacinação contra a Covid-19 é atualizada semanalmente e disponibilizada no site da Prefeitura

Segundo a coordenadora da EnfClin, Simone Nunes, que é enfermeira e professora da Fisma, a Central foi a forma que a instituição de ensino encontrou de auxiliar a população.

“Foi a maneira que a Fisma encontrou para ajudar durante a pandemia, um momento histórico e de suma importância para todos. Esta foi nossa forma de colaborar com o coletivo”, ressalta Simone.

Ao todo, mais de 50 pessoas atuaram na Central de Orientações da Vacinação Covid-19 desde a abertura. Foram eles acadêmicos de Enfermagem da FISMA, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de enfermeiros profissionais e professores.

SERVIÇO
Para dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19, os contatos são:

– Seção de Informações da Ouvidoria Municipal – (55) 3921 7219, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.

Central de Orientações da Vacinação Covid-19
– O que é: um canal tira-dúvidas para a população vacinação contra Covid-19
– Expediente: últimos dias nesta segunda e terça-feira, 5 e 6 de setembro, das 8h às 18h (horário corrido)

Atendimento
– Telefones: (55) 3025-9724, 3025-9727 e 3025-9750
– Whatsapp: (55) 9 9941-7717 e (55) 9 9608-9860
– Webchat: No site da EnfClin

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo