DestaqueSaúde

SAÚDE. Vai começar o Dezembro Vermelho, para conscientizar sobre a luta e tratamento contra Aids

Prefeitura promove série de atividades no mês, a começar por terça, dia 1º

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Guilherme Superti / Imagem de Reprodução

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da secretaria de Saúde, divulga a programação especial em alusão ao Dezembro Vermelho. A partir do dia 1º, data em que é comemorado o Dia Mundial da Luta contra a Aids, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é iniciada.

Por causa da pandemia de coronavírus, a campanha vai ser realizada em formato online, por meio da plataforma Google Meet. A inscrição é gratuita e se dará pelo link https://forms.gle/inuU8GsywbmjoPNT6. Na quarta-feira (2), ocorrerá o Dia D de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em Santa Maria, a Casa Treze de Maio é o espaço referência no assunto. O espaço presta um serviço de assistência especializada e também funciona como um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com foco na prevenção de ISTs, HIV e hepatites virais. A Casa Treze de Maio fica na Rua Riachuelo, 364, Bairro Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Conforme a coordenadora da Política Municipal HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, no ano de 2020, o Município fez a adesão à distribuição dos autotestes de HIV e a disponibilização da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O foco é nas ações que auxiliam no diagnóstico precoce e na prevenção do HIV.

 “Ambas as iniciativas são estratégias de prevenção inéditas em Santa Maria, visto que, até então, as pessoas precisavam se deslocar até Porto Alegre para realizar o diagnóstico. Além disso, estamos capacitando equipes de Unidades Básicas de Saúde para que possamos ampliar a linha de cuidado às pessoas que vivem com HIV no próximo ano. Atualmente, o serviço é realizado nas ESFs Bela União, Alto da Boa Vista e Maringá”, explica Márcia.

Programação

Terça-feira (1º de dezembro)

13h15min: abertura online com autoridades da secretaria de Saúde

13h30min: Mesa Redonda “Discussão de dados do HIV/AIDS e entraves para o diagnóstico e manutenção do tratamento no Município”, com a participação da equipe da Casa Treze de Maio, enfermeiras e farmacêuticas

14h30min: Mesa Redonda “Prevenção combinada: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como tecnologia de prevenção ao HIV”, com a participação do integrante do projeto ImPrEP, Paulo Alencastro, e do infectologista da Casa Treze de Maio, Guilherme Weber

Quarta-feira (2)

Dia “D” de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C: realização de testagem aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, conforme o horário de atendimento de cada local

9h: roda de conversa e acolhimento “Precisamos falar sobre o HIV/Aids!”, em formato presencial com pessoas que são atendidas pela Casa Treze de Maio e que demonstraram interesse em participar da atividade, conforme medidas sanitárias para evitar o contágio por coronavírus. Será no salão do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Santa Maria (Rua Tuiuti, 1.626)

13h15min: Mesa Redonda “Desafios para prevenção e tratamento do HIV na população chave e prioritária no cenário atual”, com a participação da professora do curso de enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Martha Helena de Souza, da integrante do Programa DST/Aids de São José do Rio Preto (SP), Maria Amélia Zanon, e da Integrante do Corpo Discente de Doutorado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), Paula Daniella de Abreu

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo