DestaquePolítica

BASTIDORES. Aprovado projeto que barra racistas. E mais: técnicos em radiologia e Gira dos Malandros

Vereadores aprovam proposta para contratação emergencial na área da Saúde

Vereador Paulo Ricardo Pedroso é o autor do projeto que barra nomeação de racistas em cargos em comissão (Foto Luã Santos/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria aprovaram, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei 9628/2023, de autoria de Paulo Ricardo Pedroso (PSB), que veda a nomeação, para cargos em comissão, de pessoas condenadas por racismo. A iniciativa abrange a administração pública direta e indireta em todos os Poderes do Município de Santa Maria.

“Condenar ações racistas é fundamental. A discriminação racial é uma ferida em nossa sociedade que precisa ser curada”, disse Paulo Ricardo na tribuna.

A base da iniciativa é a Lei Federal 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Desde 2003, a legislação também passou a incluir a injúria racial como uma modalidade do crime de racismo.

A Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo inseriu uma emenda à matéria prevendo um prazo de oito anos, desde a condenação, como punição a quem cometer o crime de racismo, podendo o condenado, depois deste prazo, retornar à vida pública.

Radiologia

Também foi aprovado, nesta quinta, o PL 9678/2023, de autoria do Poder Executivo, que possibilita à Prefeitura contratar, emergencialmente, profissionais para atuar na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo, segundo o vereador Alexandre Vargas (Republicanos), é contratar três técnicos em radiologia.

Malandros

Por fim, foi aprovado o PL 9647/2023, de Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), que inclui a Gira dos Malandros no Calendário de Eventos, a ser realizado preferencialmente no mês de novembro.

Trata-se de uma ação beneficente que ajudará alguma entidade local sem fins lucrativos. Conforme a Justificativa do projeto, o evento é um grande encontro de quimbandeiros de Santa Maria.

“A Quimbanda é onde atuam os Exus e Pomba-Giras, também chamados de “Povo de Rua”. No Rio Grande do Sul, é uma modalidade de ritual que assumiu um estatuto sem par no restante do Brasil”, diz trecho da Justificativa, argumentando também que o objetivo do evento é preservar a tradição da umbanda e quimbanda.

Em votação nominal, a iniciativa foi aprovada com 18 votos favoráveis e dois contrários. Votaram contra Roberta Pereira Leitão (PP) e Alexandre Vargas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lei bonita mas inocua. Fazer o quê? Herario paga edil para ficar combatendo bancos e o ‘sistema financeiro internacional’, não faz nada alem disto, logo passa boi passa boiada. Prazo de 8 anos altamente discutivel, inserção pela CCJ é outra daquelas. Nesta hora aparece algum imbecsil ‘dããããã é a favor do racismo dããããã’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo