Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Ano Novo, esperanças renovadas na capacidade de superação do povo Brasileiro – por Paulo Pimenta

“Compromisso com a democracia, a soberania e a defesa dos direitos do povo”

Ao menos para a nossa geração, as expectativas frente a chegada de um novo ano nunca foram tão significativas.

Muitos de nós encaramos a tempestade trazida por 2020, nos desafiando a construir um outro normal, cuidando de si e dos outros, com isolamento social, uso de álcool em gel e máscaras, trabalho remoto, solidariedade, dando outro significado para a comunicação, as redes sociais e as novas tecnologias, dando outro significado para nossos lares, nossas famílias, amigos e companheiros.

Mas para nós que vivemos no Brasil de Jair Bolsonaro não foi possível só esperar que a pandemia passasse, aguardando o bom senso do governante maior do País. Tivemos que enfrentar sua postura negacionista em relação à Covid-19 e ao impacto que esta traria para a sociedade brasileira.

Nós, brasileiros, tivemos que conviver com o assombro da doença ao lado da omissão e/ou boicote do governo federal às medidas de proteção.

Convivemos com um Presidente da República brincando com a vida das pessoas, testando medicamentos de eficácia duvidosa ou não comprovada, desperdiçando recursos públicos na produção e aquisição desses medicamentos, em vez de investir em testes ou vacinas.

Assistimos seu desprezo pela vida a cada pronunciamento junto ao “cercadinho” em frente ao Palácio da Alvorada, estimulando, além de comportamentos de risco frente à pandemia, a violência, o racismo e a misoginia.

Mas estivemos ao lado do povo brasileiro nas ruas, com todos os cuidados, e nas redes sociais, contra todo este descaso, em solidariedade às vítimas e familiares, em apoio aos trabalhadores da saúde, contra o racismo, nas diversas iniciativas e campanhas de solidariedade…

Nós, do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, inspirados na capacidade de superação do nosso povo e no compromisso com a justiça social em nosso País, estamos determinados a somar esforços na defesa plena da vida. 

Ao lado da oposição no Congresso Nacional, dos movimentos e entidades da área da saúde, com destaque ao Conselho Nacional de Saúde/CNS, e dos movimentos sociais, lutamos para garantir recursos para a saúde no País, contra o teto de gastos imposto pela EC 95, para que fosse possível viabilizar atendimento público à saúde, testes, hospitais de campanha e novas UTIs pelo Brasil.

Fizemos um enfrentamento propositivo, visando assegurar postos de trabalho, a manutenção dos salários e em especial uma renda básica para quem nada tinha, por meio da aprovação do Auxílio Emergencial para desempregados, trabalhadores informais e um conjunto de setores de trabalhadores impactados pela pandemia, como pescadores, agricultores familiares, trabalhadores da cultura, dentre outros.

O ano de 2020 finda com números recordes de mortos (191.000) e infectados (7.5milhões) pela Covid-19 no Brasil, com uma segunda onda chegando com força.

Enquanto muitos países da América latina e do mundo iniciam a vacinação, o governo de Bolsonaro sequer conseguiu comprar seringas em número suficiente para administrar a vacina e o plano de vacinação está longe de ser confiável.

O Auxílio Emergencial encerra no dia de hoje, foi paga a última parcela, em um cenário marcado pelo retorno da inflação e do desemprego…

Frente a este cenário, nos cabe mais uma vez nos vestir de esperança e determinação para superarmos a pandemia e o pandemônio político que assola o Brasil.

Tenho certeza de que esta superação passa pelo compromisso firme com a democracia, com a soberania e a defesa dos direitos do povo brasileiro, em especial ao direito pleno à vida, com saúde, trabalho e renda dignos.

Passa pela necessária unidade dos setores progressistas, democráticos, e daqueles comprometidos com a justiça social e o enfrentamento às desigualdades históricas que vivenciamos.

Passa pela solidariedade, pela empatia, pelo enfrentamento da intolerância, da violência e da cultura fascista que avança no País.

Que venha 2021! Que venha a retomada do Brasil pelo seu povo!

Meus desejos de Ano Novo? Fora Bolsonaro, Vacina, Saúde e Trabalho para todos!

(*) Paulo Pimenta é Jornalista e Deputado Federal, presidente estadual do PT/RS e escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo